Gervásio – O Senhor Académica

 gervasio academica santa nostalgia 02

O ex-vice-presidente e ex-jogador da Académica, Vasco Gervásio, faleceu sexta-feira aos 65 anos de idade, devido a doença prolongada.
Vasco Gervásio fez 430 jogos pela "Briosa", sendo um dos jogadores com mais jogos disputados pela "Briosa".
Para além de ter estado nas duas finais das Taças de Portugal, em 1967 e 1969, foi vice-presidente durante a presidência de João Moreno e presidente-adjunto da anterior direcção academista, liderada também pelo actual presidente José Eduardo Simões.
 
fonte: RTP

Vasco Gervásio era natural da Malveira, onde nasceu a 05 de Dezembro de 1943. Foi médio e capitão da Académica nos anos 60 e 70, tendo disputado 430 jogos ao serviço da “Briosa”, sendo um dos jogadores com mais jogos pelos “estudantes”. Foi 284 vezes capitão da equipa, suplantando a marca de Mário Wilson, que capitaneou 207 vezes.
Estreou-se a 30 de Setembro de 1962, num jogo com o Académico de Viseu e terminou a carreira a 17 de Junho de 1979 (com 35 anos), contra o Vitória de Guimarães, quando João Moreno era, na altura, presidente academista. Disputou, em 1967, a final da Taça de Portugal, com uma derrota da “Briosa” por 3-2 com o Vitória de Setúbal, após três prolongamentos, e, a final de 1969, derrota por 2-1 com o Benfica, também após prolongamento. Nesta temporada de 1968/69, a Académica alcançou o segundo lugar no campeonato nacional.
Ultimamente, foi vice-presidente da Académica entre 2002 e 2008, primeiro na era de João Moreno como presidente, e, a partir de 2003, com José Eduardo Simões como timoneiro.
O corpo vai estar hoje em câmara ardente a partir das 16h, no Pavilhão Jorge Anjinho. Domingo será realizada, pela manhã, uma missa de corpo presente. Após a cerimónia religiosa, o corpo seguirá para a Figueira da Foz, onde será cremado, segundo vontade expressa por Vasco Gervásio.

fonte: Jornal Público

Soube da notícia no próprio dia e desde logo fiquei com a obrigação de publicar um simples artigo de memória e homenagem ao Gervásio. Por imperativos de tempo, acabei por o não fazer no próprio dia mas, como mais vale tarde do que nunca, faço-o agora.
Para mim, o Gervásio é o Senhor Académica, pela sua qualidade de homem e de futebolista, pelo seu exemplo e postura e pela sua dedicação de corpo e alma à briosa. É claro que nunca o conheci pessoalmente nem com ele privei, mas todos esses atributos sempre foram unanimemente reconhecidos por todos, do futebol e não só, não apenas agora na hora do seu prematuro desaparecimento, como é habitual, mas durante todo o seu percurso. Conheço-o sobretudo pelos jogos e contexto do futebol bem como pelo facto de ser presença frequente nas minhas colecções de cromos de futebol dos anos 70. Gervásio é daqueles futebolistas que não deve ser omitido sempre que se traga à memória um bom leque de futebolistas que marcaram essa década, podendo e devendo ser recordado ao lado de outras figuras ímpares como Eusébio, Manuel Fernandes, Fernando Gomes, Chalana, Nené, Humberto Coelho, Jordão, Oliveira, Octávio, Jacinto João, Artur e muitos outros, incluindo alguns dos seus colegas, como Rui Rodrigues, Artur Jorge, Gregório Freixo, Camegim, Costa, José Freixo, etc, etc.
Como forma de homenagem, e sendo também uma das minhas paixões, publico aqui alguns dos muitos cromos que retrataram o Gervásio em inúmeras colecções dos anos 60 e 70, sempre equipado com as cores da sua Académica, quase sempre de negro mas, esporadicamente, de branco.
Que descanse em paz, Senhor Académica!

gervasio academica santa nostalgia 01

gervasio academica santa nostalgia 03

gervasio academica santa nostalgia 05


gervasio academica santa nostalgia 06

gervasio academica santa nostalgia 07

gervasio academica santa nostalgia 08

gervasio academica santa nostalgia 09

gervasio academica santa nostalgia 10

gervasio academica santa nostalgia 11

gervasio academica santa nostalgia 12

academica de coimbra anos 70 01

gervasio academica santa nostalgia 13

gervasio academica santa nostalgia 14

gervasio academica santa nostalgia 15

gervasio academica santa nostalgia 16

gervasio academica santa nostalgia 04

gervasio academica santa nostalgia 17

gervasio academica santa nostalgia 18

gervasio academica santa nostalgia 19

santa nostalgia academica de coimbra anos 70 02

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF