Pesquisar no Blog

12/31/2010

Ano novo com Clarim

 

clarim_sabao

- Cartaz publicitário de Junho de 1972 – clicar para ampliar

Bem sabemos que as nódoas deste ano de 2010 não se lavarão nem com a mais corrosiva das lixívias nem com o mais potente dos detergentes, muito menos com o delicado sabão Clarim.
A crise que dizem que é global e que é chapéu para toda a cabeça mal governada, o desemprego que teima em não descer e as gravosas medidas de austeridade, são realmente nódoas profundas no nosso lençol social.
Apesar disso, sendo hoje o último dia dessa mal-amado ano de 2010, esperemos que a sujidade de 2011 seja leve e superficial para que até possa ser lavada e perfumada com o saudoso sabão Clarim.
Para todos os visitantes, de modo especial os nossos mais fiéis leitores, votos sinceros de boas saídas, melhores entradas e um ano de 2011 melhor do que aquele que agora finda.

 


12/30/2010

Trevira - Polyester

 

A Trevira, marca de produtos têxteis de polyester, teve o seu início em 1956, portanto já com mais de meio século de História, numa época em que as fibras sintéticas começaram a ser popularizadas na confecção de vestuário.


A marca e a empresa ao longo de todo este tempo teve várias transformações, incluindo compras e vendas (Índia e Indonésia) e processos de reestruturação.
Actualmente os produtos da marca têm um maior leque de aplicação e utilização, nomeadamente no vestuário desportivo, lingerie, roupa de cama, e outros tecidos especiais.
Quem quiser saber um pouco mais sobre a marca e a sua História deverá visitar o respectivo espaço web.


Da marca, publicamos aqui um cartaz publicitário do início dos anos 70. Para além da mensagem do cartaz, onde se procura dar destaque à elegância e frescura dos fatos confeccionados com polyester Trevira, atente-se na curiosidade do pormenor das garrafas de cerveja Sagres, dispostas sobre a mesa na esplanada.

(clicar para ampliar)

trevira_sn

 


Tópico relacionado, ou não:

Vestuário em Dralon - Fibra acrílica da Bayer

12/28/2010

Tabaco, cigarros - Sagres

cigarros_sagres_mulher

Nota prévia: Este artigo tem um objectivo meramente documental, exibindo o grafismo de carteiras e maços de marcas de tabaco de outros tempos. Não tem pois, qualquer objectivo de promoção do tabaco e do seu consumo.

Não fumamos nem recomendamos que se fume. O consumo de tabaco está associado a doenças graves por demais conhecidas pelo que o seu consumo deve ser evitado.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.
O hábito de fumar (tabagismo) - acto voluntário de inalar o fumo da queima do tabaco - independentemente da qualidade, quantidade ou frequência, constitui a causa mais importante de mortalidade evitável nos países desenvolvidos.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
Na Europa, o fumo do tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número ascenda a dois milhões.
O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro;
90% das mortes por cancro no pulmão;
97% do cancro da laringe;
25% das mortes por doença do coração;
85% das mortes por bronquite e enfisema; 
25% das mortes por derrame cerebral e por
50% dos casos de cancro de pele
Fonte: Link
Por toda esta realidade, que ninguém ignora a não ser, claro, os próprios fumadores, hoje em dia não é politicamente correcto fazer publicidade ao tabaco ou cigarros, havendo até regras para a sua proibição/exibição.
Todavia, bem sabemos que nem sempre foi assim e durante décadas a fio o acto de fumar era encorajado e associado a uma imagem de modernidade e sofisticação e a publicidade ocupava espaço e antena em todos os meios de comunicação; jornais, revistas, rádio e televisão. Homem ou mulher que pretendesse ser moderno, tinha que fumar.
Apesar da evolução das coisas, ainda hoje, embora não publicitados, quem se inicia no fumo segue um pouco estes princípios ou valores para além de se pretender muitas vezes marcar diferenças e personalidades, sociais ou culturais. Não surpreende, por isso, que o consumo de tabaco continue a crescer em adolescentes e sobretudo mulheres.

Acresce que, para além de todas as medidas que têm sido tomadas de forma penalizante para os fumadores, como a restrição de fumar em locais públicos, bem como o próprio preço do tabaco, ainda continua a ser motivo de uma forte hipocrisia pelos diferentes países e governos já que defendem e aplicam as tais medidas politicamente correctas mas na realidade continuam a beneficiar com as altas receitas dos impostas dessa indústria e comércio.
Seja como for, fora do âmbito da publicidade, mas tão somente de nostalgias e evocações de outros tempos, deixamos aqui dois curiosos cartazes publicitários (anos 60 e anos 70) à mesma marca de tabaco, a Sagres, uma das populares etiquetas da Tabaqueira portuguesa.


cigarros_sagres

Tópico relacionado:
Cigarros de outros tempos

12/25/2010

Consoada de Natal

 

Na minha aldeia, por tradição, a consoada de Natal é realizada no próprio dia. Por isso, daqui a pouco, a família reúne-se à volta da mesa (ampliada nesta altura)  para a celebração desta importante tradição e data de convívio familiar, num espírito fraterno de paz e partilha. É claro que é impossível reunir a família toda, pois só de parte de meus irmãos seríamos uns quarenta a juntar a mais uns vinte por parte de minha esposa. Sendo assim, as coisas vão-se dividindo pelas consoadas de Ano Novo e Dia de Reis.

Lembrei-me em ilustrar este simples artigo com uma das belas páginas do meu livro de leitura da primeira classe.

Mais, logo, se houver tempo, conto colocar aqui algumas fotos das coisas boas que recheiam a nossa mesa e que certamente serão comuns a outras mesas espalhadas pelo país, do norte ao sul e do litoral ao interior. A caldeira de batata com bacalhau e couve penca, servida em amplas travessas de barro, rabanadas de vinho com canela, a aletria, os bilharacos, o leite-creme, o bolo-rei, as nozes e muito mais.

consoada_de_natal_sn_1

Depois da consoada, cá vos deixo algumas das iguarias que fizeram parte da ementa:

caldeirada_bacalhau_natal

caldeirada_bacalhau_natal_2

- caldeirada de bacalhau com couve penca

rabanadas_de_vinho_natal

rabanadas_de_vinho

- rabanadas de vinho, polvilhadas com açúcar, mel e canela

mousse_de_chocolate

- mousse de chocolate

pudim

- pudim “francês”

bilharacos

- bilharacos de bolina (abóbora)

leite_creme

- leite creme (gratinado com ferro em brasa)

aletria

- aletria

bolo_rei

- bolo-rei

Nota: Exceptuando o bolo-rei, foi tudo confeccionado em casa.

(clicar nas imagens para ampliar)

12/24/2010

Postais de Natal – Laura Costa



Já os tínhamos publicado separadamente, mas fizemos agora uma imagem animada com a sequência de 6 belos postais de natal,  da autoria da artista Laura Costa, presumivelmente produzidos nos anos 50.
Esta sequência ilustra alguns dos quadros principais relacionados com o Menino Jesus e a Sagrada Família. Assim, temos a Anunciação, com o grande anúncio da sua condição de elita para Mãe de Jesus, pelo Anjo Gabriel, a Visitação, onde Maria visita sua prima Isabel, o Nascimento, numa humilde manjedoura, às portas da cidade de Belém, a Epifania, com a Adoração a Jesus pelos reis Magos, depois a Apresentação de Jesus no Templo e o seu encontro com o velho Simeão e finalmente a perda, procura e encontro de Jesus no Templo em conversa entre os doutores.

12/23/2010

Postais de Natal - V

 Em vésperas de Natal, aqui ficam mais 3 simples postais de Natal rabiscados pelo Santa Nostalgia.

postal_natal_sn_13122010_02

postal_natal_sn_13122010_03

path4896

(clicar para ampliar)

Costa Pereira

 costa_pereira_benfica_01
Passam hoje 81 anos sobre o nascimento de Costa Pereira (23/12/1929 (+ 25/10/1990)), um dos grandes guarda-redes de futebol do S.L. Benfica, durante as décadas de 50 e 60.
Para saber muitas mais coisas sobre a carreira de Costa Pereira, nada melhor que dar um salto ao excelente blog Vedeta ou Marreta.
De nossa parte, para além da memória da data, deixamos aqui alguns cromos de caramelos relativos ao Costa Pereira que no seu tempo foi uma autêntica vedeta.


costa_pereira_benfica_02

costa_pereira_benfica_03

costa_pereira_benfica_04


12/20/2010

Opel Kadett

 

O Kadett é um dos emblemáticos modelos de carros da Opel. Tendo sido deixado de produzir em 1991, é assim um clássico e certamente motivo de nostalgias por todos quantos o conduziram.


Aqui fica um cartaz publicitário de 1970 onde o Kadett é vedeta. Também o inesquecível slogan: “Opel. É sempre mais carro!

opel_kadett_sn

(clicar para ampliar)

 


snf_logo_120

Resgiste-se e participe no Santa Nostalgia Fórum


12/19/2010

Açúcar

acucar_rar

Numa altura do ano em que a escassez do açúcar nas prateleiras das superfícies comercias preocupou os portugueses, sobretudo porque a falta ocorre às portas da quadra natalícia, sempre exigente nos gastos deste produto para a confecção da tradicional doçaria, não deixa de ser curioso este cartaz publicitário de uma das mais importantes refinarias do nosso país, a RAR. O cartaz é de 1971.

A RAR Açúcar dedica-se à refinação e comercialização de açúcar e foi fundada em 1962, no Porto, a partir da concentração de nove pequenas unidades de refinação de açúcar da região norte.

Em 1973, com a aquisição de outra grande unidade de refinação - a Refinaria Angola - torna-se um operador de referência nacional.

A concentração da atividade numa única unidade produtiva e os sucessivos investimentos em tecnologia permitiram à empresa um grande aumento da capacidade produtiva e assinaláveis ganhos de eficiência.

12/17/2010

Cera líquida Dabri


cera_liquida_dabri

(clicar para ampliar)


aqui falamos da cera líquida Dabri, indispensável na limpeza e conservação de móveis e soalhos de madeira.
Hoje publicamos um outro cartaz publicitário, do final dos anos 60.
Agora que estamos a chegar ao Natal, é sempre importante ter a casa bem limpa e arrumada para recebermos condignamente as festas familiares. O Dabri pode, pois, dar uma ajuda para abrilhantar os móveis e...a data, sendo que o mais importante, verdadeiramente, é o brilho da amizade e fraternidade.

12/16/2010

Vestuário – Roupas dos anos 60 - XVII

 

vestuario_anos_60

(clicar para ampliar)

Vejam com que elegância se vestiam os meninos e meninas em meados dos anos 60.
É claro que hoje em dia continua-se a vestir com elegância e bom gosto, tanto nos rapazes como raparigas, mas um certo estilo hip-hop, sendo uma moda e tendência própria dos tempos, em rigor prima pelo desleixo e mau aspecto. Assim temos as calças super-largas, com a zona do traseiro a andar pelo joelhos, com a cinta muito baixa, a permitir a paisagem das cuecas, nem sempre lavadas, e até mesmo parte das nádegas descobertas. Ainda as camisas por cima das t´shirts, t´shirts por cima das camisas,  t´shirts muito estampadas, se possível com os logos das marcas e por aí fora. Os cabelos, de um modo geral compridos e com umas ondulações desnorteadas tipo como quem acaba de dormir num palheiro ou de saír do meio de um furacão. Yahh. Tá-se bem man. Curte aí. Cena bué de fixe.


Esta, como outras modas no passado, até mesmo nos anos 60 e 70, vão acabar por passar e a ela outra sucederá, mas certamente sempre que afinada por uma das características que tem marcado a moda juvenil nas últimas décadas, que é a de uma certa afirmação baseada no non-sense, na contra-linha ou desalinhamento em que o os parâmetros principais, não são o conforto, o bom gosto e a elegância, enquanto atributos do vestuário, mas sim o tal status de revolta, de irreverência e alinhamento por certas carneiradas marginais onde quem se veste, na acepção do termo, não passa de um betinho ou de um filhinho-de-papá.


Por outro lado, numa era de plena globalização, em que um peidinho dado algures nos antípodas ao fim de 5 minutos soa estrondosamente num qualquer ecrã de computador do lado oposto do globo, algumas modas ou tendências podem nascer do nada ou apenas como contágio ou seguidismo momentâneo de um qualquer ídolo da música, cinema ou desporto.
Deste modo, é só o puto Justin Bieber lembrar-se de começar a andar de kilt escocês...ou o Cristiano Ronaldo começar a usar cueca de fio-dental...


Sinais dos tempos.

 


snf_logo_120

Resgiste-se e participe no Santa Nostalgia Fórum

12/15/2010

Meias e peúgas CD

meias_peugas_cd_sn

Cartaz publicitário às famosas e populares meias de fantasia para senhoras da marca C.D, publicado no final dos anos 60.

aqui falamos desta emblemática marca que ao longo das últimas décadas calçou os pés de muitos portugueses e portuguesas.

12/12/2010

Fórum Santa Nostalgia

 

forum_santa_nostalgia

O Santa Nostalgia Fórum é o concretizar de uma pretensão já com algum tempo e pretende ser um espaço complementar ao blog SANTA NOSTALGIA, online desde 2006.

É verdade que o contexto ou temática deste fórum até já tem tratamento e espaço na Web, onde existe um excelente fórum, o Mistério Juvenil, mas consideramos que para além da questão da legitimidade da iniciativa própria, existe sempre tempo e lugar para mais um, para além de que com tempo pretendemos introduzir novas e diferentes dinâmicas e abordagens aos vários temas, aos vários universos.

Este fórum não pretende ser uma alternativa ao blog Santa Nostalgia, até porque as estruturas e funcionamentos das duas plataformas são diferentes como diferente é a participação e envolvimento dos utilizadores ou visitantes. Pretende. como dissemos, ser um espaço complementar até porque sabemos que há quem se sinta mais à vontade na participação ao nível do fórum enquanto ferramenta de partilha.

Com o actual número de visitantes que temos no blog Santa Nostalgia, cerca de 1000 diários, bem como o número de seguidores regulares, superior a 200, bem como ainda pelo eco encontrado no número de comentários aos nossos diferentes artigos e por contacto email, consideramos que se justifica a abertura deste espaço, sabendo, contudo, que um fórum necessita de algum tempo e dinâmica própria para se tornar numa ampla plataforma de partilha de experiências e conhecimentos e daí à amizade. Sabemos assim que o crescimento da comunidade será lento e gradual mas esperamos que daqui a alguns meses sintamos que a sua abertura tenha valido a pena até porque, estamos certos, os temas abordados tocam fundo a quase toda a gente. É uma questão de tempo e oportunidade e por isso esse incentivo parte de nós.

O processo de registo, uma etapa importante para quem pretende participar num fórum, é extremamente fácil, bastando indicar um endereço válido de email, um username (nome pelo que pretende ser conhecido no fórum) escolher uma palavra-passe que permitirá o acesso e digitar uma confirmação visual, solicitada para impedir registos por via automática.
Depois é participar, partilhar memórias e ajudar a divulgar o fórum para que se torne numa comunidade participativa na partilha de experiências e memórias tão caras ao nosso universo infanto-juvenil.

Agradecemos assim, de modo especial aos nossos mais fiéis seguidores, que ajudem a impulsionar o fórum, registando-se e participando.

12/09/2010

Philishave – Barbear memórias

 

philishave_sn

Cartaz pubicitário, de 1973, à conhecida Philishave, porventura sinónimo de máquinas de barbear eléctricas.

Recordo-me que a primeira vez que tomei contacto com uma destas máquinas da multinacional holandesa Philips, foi precisamente em final dos anos 70, um presente (talvez de Natal) oferecido a meu pai por parte de um meu primo, então emigrado em França. É claro que o meu pai, daqueles habituados a fazer a barba semanalmente no barbeiro da aldeia, com os pés num manto de caracóis e madeixas, não se adaptou de todo à geringonça pelo que a máquina acabou por ser experimentada por mim e meu irmão mais velho, mas nem mesmo assim a coisa pegou, porque exigia a limpeza no final da “ceifa” para além de que a sensação na pele pouco habituada não era a mais agradável.  Resultado: A máquina foi encostada às boxes. trinta anos mais tarde, já com o meu avô materno doente e acamado, fiquei incumbido de aos domingos lhe escanhoar a cara pelo que perante a dificuldade dos movimentos de um doente, acabei por me socorrer da dita máquina. Essa tarefa durou quase um ano e depois, pelas leis da vida, deixou de ser necessária. O último barbear, contudo, já com o rosto frio da morte, teve que ser da forma mais tradicional, com lámina e a velha máquina foi poupada pelo menos a essa dura tarefa.

A Philishave está-me assim associada a recordações indeléveis e até marcantes. Por vezes os objectos têm esta matriz e é neles que balança muitas das nossas nostalgias de outros tempos. A ter em conta o slogan do cartaz publicitário, no meu caso nem todas as barbas foram felizes.

12/07/2010

Postais de Natal - III

 postal_natal_sn_07122010_450

Ao longo deste mês de Dezembro, iremos publicando por aqui alguns simples postais de Natal, de nossa autoria. Serão assim uma espécie de decoração festiva, um alegre tempo do Advento em que se impregna o blog de um clima de espírito natalício.


- Tópicos relacionados:
Postais de Natal
Postais de Natal
Postais de Natal - 1
Postais de Natal - II

12/05/2010

Arthur and the Square Knights of the Round

arthur_0

Quem não se lembra da série de animação "Arthur and the Square Knights of the Round" ?
Trata-se de uma série de 35 episódios de cerca de 25 minutos cada, produzidos em 1966 pela australiana "Five Arrows Films".

É uma alegre paródia à volta da popular lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda com os nomes do próprio Rei Artur,  a raínha Guinevere, o cavaleiro Lancelot, o mágico Merlin, o sempre desastrado Cavaleiro Negro, a feiticieira Morgana e outras divertidas personagens.

Não tenho informações quanto ao ano da primeira exibição da série na RTP, mas pessoalmente recordo-me de a ver na primeira metade dos anos 80, portanto na era da RTP a cores.
Adorava a série e as trapalhadas do dia-a-dia de Camelot, o reino de Arthur, talvez pelo universo e cenário tão dados a aventuras como é a Idade Média e que muitas vezes foram pretexto e argumento das minhas brincadeiras de criança.

Para recordar, fica abaixo o clip do vídeo de abertura da série, um pouco dentro do estilo da produtora norte-america, Hanna Barbera, referente a outras grandes séries de referência na animação como The Fintstones, The Roman Holidays e muitas outras.

arthur_2

arthur_1

lencelot

12/04/2010

O Rapaz do Elefante – Elephant Boy

 

Voltamos à memória das séries de TV da nossa infância:

Em 1974, a RTP transmitia a série de televisão "O Rapaz do Elefante", no original "Elephant Boy".
Uma série do género de aventuras, dirigida particularmente ao público infanto-juvenil, uma co-produção autraliana-francesa-alemã, em 1973, com 26 episódios de cerca de 25 minutos cada.
A série foi baseada na obra do escritor Rudyard Kipling “O livro da selva”, nomeadamente o capítulo “Toumai of the elephants”, que de resto, uns anos antes (1937) já havia dado origem a um filme, como o mesmo nome desta série.
”O Rapaz do Elefante”, com cenário no coração da Índia (foi no entanto filmada no Sri Lanka), narra-nos as aventuras de um jovem rapaz de 12 anos, Toumai, o seu pequeno irmão Ranjit, órfãos, e a sua amizade com o elefante indiano Kala Nag. Toumai vive numa reserva da selva e as histórias resumem-se ao confronto dos interesses e problemas entre o dono do território e do elefante, e a preservação e defesa dos animais da selva e dos seus habitats.

Esta série integra-se na linha de outras séries da época igualmente populares, como Dektari e Skkipy.

Intérpretes e personagens:

Esram Jayasinghe : Toomaï
Peter Gwynne : Madison
Peter Ragell : Ranjit
Isobel Black : Kay Stevens
Margot Léonard : Mme Weiner
Uwe Friedrichsen : Karl Bergen
Janet Kingsbury : Suzanne Fraison
Kevin Miles: Prince Paddam
Ric Hutton : Colonel Shannon

Como seria de esperar, apesar da série nos anos da sua exibição em Portugal ter sido muito popular, entre nós dela restaram poucas ou nenhumas referências. Neste aspecto, somos muito pobres.

Na França e Alemanha, países co-produtores, a série também foi muito popular e ainda hoje se encontra no mercado de DVD´s.

 

elephant boy_01

elephant boy_04

elephant boy_03

elephant boy_02

12/01/2010

Serra da Freita com manto de neve

 

Hoje aproveitei o dia de feriado para, com a família, dar um salto à sempre bela Serra da Freita. Como seria de esperar depois de alguns dias de muito frio, a serra apresentava-se repleta de neve, nalguns locais atingindo mantos uniformes com pelo menos 30 cm. Ao atravessar o belo planalto, não fossem os rodados de passagens de jipe, e não daria para ver o limite da estrada.

Na parte da manhã, viam-se ainda poucos visitantes, esperando-se maior afluência na parte da tarde, mas mesmo assim dava para ver algumas crianças deliciadas com a brancura, não resistindo à “guerra das bolas de neve”. Será certamente uma experiência inesquecível para os mais miúdos, sempre fascinados pela branca e macia neve.

Das muitas fotografias que colhi, ficam apenas algumas amostras, que podem ser ampliadas.

sera_da-Freita_sn_01

sera_da-Freita_sn_02

sera_da-Freita_sn_03

sera_da-Freita_sn_04

sera_da-Freita_sn_05

sera_da-Freita_sn_06

sera_da-Freita_sn_07

sera_da-Freita_sn_08

sera_da-Freita_sn_09

Kolinos - Pasta dentífrica

  A Kolynos foi uma empresa e marca norte-americana de dentifrícios fundada em 1908, na cidade de New Haven, Connecticut. A fórmula do creme...

Populares