Livro de leitura da segunda classe


Autores:
Judite Vieira
Manuel Ferreira Patrício
Silva Graça

Ilustrações:
Maria Keil
Luis Filipe de Abreu

Edição:
Editora Educação nacional de Adolfo Machado
1ª edição 1968



O livro aqui recordado, da editora Livraria Popular, de Francisco Franco, teve a sua primeira edição no ano de 1968, tinha 144 páginas, com um formato de 185 x 230 mm.
Os seus autores foram Judite Vieira, Manuel Ferreira Patrício e Silva Graça e foi superiormente ilustrado pelos artistas Maria Keil e Luis Filipe de Abreu.
Esta edição segue muito a linha gráfica do livro anterior, tanto mais que tem a mesma equipa de ilustradores e nestes livros do ensino primário a ilustração teve sempre um papel fundamental como auxiliar na interpretação mas também como adoçante da própria leitura.
Com o livro da segunda classe, nós, enquanto alunos, consolidámos os ensinamentos aprendidos na classe anterior e por conseguinte, os textos eram mais extensos e completos. Desta forma conseguimos desenvolver a escrita e a leitura mas também aprendemos histórias que ainda hoje recordamos com saudade e nostalgia. Quem não se lembra da História da Carochinha, que casou com o João Ratão ? E o Macaco de Rabo Cortado ? A Lengalenga ? A Ceia de Natal ? Os Dois Companheiros de Viagem ?São histórias inesquecíveis que a par das belas ilustrações jamais esqueceremos.
Todo o livro é uma bela viagem de cor, fantasia a realidade. Será, pois, bom de recordar algumas das suas páginas.

Comentários

  1. Eu usei este livro na 2ª classe!
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Rosa01/10/13, 23:44

      Eu também, tenho -o procurado por todo o lado para o comprar e é a primeira vez que o vejo aqui,estou sempre a falar nele pelas histórias do macaco do rabo cortado, a carochinha o gato das botas, etc...

      Eliminar
    2. Boa tarde,
      Desde já agradeço a iniciativa de colocar aqui o livro para matarmos saudades. Nasci no anos de 1965, também tive este livro na 2ª classe, ficaria grata, se me pudesse enviar o pdf, pelo gmail. otiliarodrigues1@gmail.com

      Eliminar
    3. Eu também usei este livro da segunda classe, e ainda hoje eu recordo algumas das lições.
      Tinha um poema logo na primeira folha que nunca esqueci.
      Começava assim.
      "LIVRO MEU MUITO AMADO TESOURO DO MEU SABER, ETC, ETC, ETC"
      Como eu gostava de ter este livro, só que não o encontro em lado algum.

      Eliminar
  2. Eu também usei este livro na 2ª classe tal como o Marco, santa nostalgia. E quem não se lembra da história da formiga rabiga e da cabra montês? Hoje em dia os livros já não deixam recordações.
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  3. Uma pena que ninguém 'scane' o livro e faça um ficheiro PDF para o partilhar com tantos que, como eu, o procuram há imensos anos.

    www.miguellomelino.com

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe como obter um exemplar?

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho 27 anos e lembro-me perfeitamente deste livro, acho que era da minha tia. Adorava as suas histórias e desenhos.
    Gostei de relembrar a história do macaco com o rabo cortado.

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me perfeitamente do macaco e do 'tum tum tum que eu vou para Angola' :)

    ResponderEliminar
  7. So gostava de saber onde encontar esse livo, que nostagia. Ob.
    miguelgalves@gamil.com

    ResponderEliminar
  8. boa noite.
    gostava de saber onde poderei encontrar um livro igual.obrigado
    elisabet@iol.pt

    ResponderEliminar
  9. À questão onde encontrar um livro igual, basta estar atento em serviços de leilões e vendas, como o miau.pt ou leiloes.net, pois por vezes aparecem por lá. Também ajuda frequentar feiras de antiguidades e velharias pois também por vezes se encontram.
    Neste momento não tenho, mas ainda há tempos vendi dois exemplares que tinha a mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      A vossa página traz-nos à memória as recordaçoes e a saudade de um tempo que não volta mais mas que foi tão bom. Sou mais uma que procura este livro. O nosso cérebro é algo fantástico. Bastou uma imagem para retornar no tempo. Pelos comentários parece que é possivel o envio via pdf. Ficaria grata se alguém me pudesse disponibilizar este exemplar via mail. Desde já o meu muito obrigada. Elisabete o meu mail: kiramimisilva@gmail.com

      Eliminar
  10. Tenho 46 anos e identifiquei o livro de imediato.
    Isto é fantástico.

    Jose Ribeiro (Zétó). Escola Primaria de Posadela

    ResponderEliminar
  11. Á pouco solicitei caso fosse possível que me enviassem o PDF deste livro, e enviei o meu endereço do Hotmail raulbvpn@hotmail.com. Só depois me apercebi quando viajava aqui no blog que este endereço não suportava o PDF do livro, assim agradecia que fosse enviado para :

    raulbvpn@gmail.com

    mais uma vez agradeço

    Raúl Prazeres

    ResponderEliminar
  12. Boa noite

    Através de um amigo tive conhecimento deste blog e imediatamente identifiquei os livros que tive na escola primária.
    Gostaria de sabe se é possível obter um exemplar deste livro em papel ou em suporte informático.

    Desde já, grato pela atenção.

    paulotomaz@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  13. Após ter lido os comentários anteriores, penso ser este o melhor contacto: paulotomaz@gmail.com em vez de paulotomaz@netcabo.pt

    Desde já, grato pela atenção.

    ResponderEliminar
  14. também gostaria de ter este em pdf. Tenho apenas parte do meu original, já bastante danificado.
    Seria possível arranjar o PDF?

    ResponderEliminar
  15. Boa noite,
    Após ter recebido o PDF do livro de leitura da 1ª classe, e sabendo que há possibilidade de obter também o do livro de leitura da segunda classe, venho deste modo solicitar o envio deste último.
    O mail é:

    florbelaxleal@gmail.com

    Muito obrigada.
    Florbela

    ResponderEliminar
  16. Boa noite,
    Desde ja un grande obrigado pelo vosso envio du livro da Primeira classe e queria deixar aqui também o meu pedido para o da segunda classe

    Com os melhores comprimentos,

    Tomas Gomes

    tgversoix@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. Meu Deus, que emoção ao vê-lo de novo. O meu livro da segunda classe, usei-o em 69. Que saudades das histórias tipo banda desenhada. E aquela lição linda da menina que tinha no quintal um grande cedro. São lembranças lindas que me fazem viajar e sonhar......

    ResponderEliminar
  18. Jorge Xará Dias16/11/10, 02:14

    Se alguém me puder enviar o PDF para o email abaixo, fico agradecido. Obrigado :)

    digitalseven@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. Anónimo disse...

    Á pouco solicitei

    Ajudem este anónimo porque precisa urgentemente do livro da 2ª e da 1ª classe.

    ResponderEliminar
  20. Rui Romão22/12/10, 20:16

    É este mesmo!!!
    Por favor podia enviar-me por email o pdf?
    Ja solicitei tb o da primeira classe.
    Muito e muito obrigado.
    Rui Romão

    (pedreiraromao@gmail.com)

    ResponderEliminar
  21. Olá:
    Gostaria de obter o PDF deste livro.
    Se for possível Agradeço.
    Artur
    ajmc5253@gmail.com

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde,
    Sou dessa época também else for possiver enviar-me em pdf um exemplar de cada um dos livros da 1ª; 2ª, 3ª e 4ª classe agradecia, ou então dizer-me onde os posso ir buscar.
    Cumprimentos
    Mail: paulafssrodrigues@gmail.com

    ResponderEliminar
  23. Gostava imenso de poder recordar os meus livros da primaria do ano de 1968. Se for possivel enviarem-me o pdf dos mesmos ficarei muito grata.
    O meu email é: paisrita64@gmail.com
    Recordar é viver.
    Obrigada
    Meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Boa Tarde!
    Que saudades, será possivel emviarem-me em pdf o Livro de leitura da segunda classe?
    para anapereira67@sapo.pt

    Obrigado,
    Ana Paula Pereira

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,

    se for possiver enviar-me em pdf um exemplar de cada um dos livros da 1ª; 2ª, 3ª e 4ª classe agradecia.

    Cumprimentos
    airesazevedo39@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. albertino silva14/06/11, 22:17

    que bom que foi recordar estes livros,eram do meu tempo de escola.obrig.por este maravilhoso momento.

    ResponderEliminar
  27. Olá sou de Almada e vivo em Setúbal. Obrigada por este blogue fantástico! Que saudades! Fiquei estarrecida ao rever os "meus" livros da primária, em especial este da 2ª classe, que felizmente ainda tenho comigo assim como todos os outros da mesma época, mas já um bocado estragados. Foi bom rever outras capas de alguns que tenho visto expostos nas montras de certas livrarias que considero de boa "qualidade", são elas a papelaria "Galo" e a livraria "Antecipação", aqui em Setúbal. Para quem esteja interessado e queira comprar com qualidade, o melhor mesmo é ir às livrarias mais antigas. Também gostaria de tê-los em pdf, que preciso de fazer? O meu email é herminiateixeirasousa@gmail.com. Obrigada. :)
    Com os melhores cumprimentos,
    Hermínia Sousa

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde,
    Sou dessa época também else for possiver enviar-me em pdf um exemplar de cada um dos livros da 1ª; 2ª, 3ª e 4ª classe agradecia, ou então dizer-me onde os posso ir buscar.
    Cumprimentos
    teresasilva6@hotmail.com

    ResponderEliminar
  29. que maravilha ter visto este livro que foi o meu livro da segunda classe !! que nostalgia en ver algums dos textos que erom os meus preferidos pois tambem gostava de como deviamos aprender a redigir uma carta pois aquela que disia carta do paulo ao duarte ! que emocao so em pensar naquele tempo de minha inocencia ai ainda tinha a minha maesinha querida para quem eu lia algumas historias para lhe mostrar que ja sabia ler ! dois anos mais tarde com 10 anos ela morreu tragicamente ai perdi tudo , porque ja nao tinha pai ele tinha morrido quando mamae me esperava ! gostaria saber si é possivel o comprar seria um grande recordo para mim alex

    ResponderEliminar
  30. Já não me lembrava do meu livro da 2ªclasse...
    Obrigado pela partilha...
    Excelente blog
    Pedro Alexandrino

    ResponderEliminar
  31. Tive uma conversa com a minha mãe e acabámos as duas à procura na internet deste livro que ela usou na escola. As histórias que ela me contava quando eu era pequenina são deste livro, desde as mais conhecidas "a carochinha" até ao "macaco de rabo cortado" e a "formiga rabiga". Adorava receber em PDF se possivel.

    nicole_asg_90@hotmail.com

    ResponderEliminar
  32. Olá novamente. também gostaria de recuparar o livro da 2ª classe. SERÁ QUE MO PODE ENVIAR TB.

    Agradeço a disponibilidade.
    MAria João

    mjsm.fb@gmail.com

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde. Queria expressar os meus parabéns por este excelente trabalho que desperta tão boas recordações à muito tempo esquecidas.
    Se fosse possível enviar em pdf um exemplar de cada um dos livros da 1ª; 2ª, 3ª e 4ª classe ficaria muito agradecido.
    Recordar é Viver!
    Cumprimentos
    Mail: p_rentes@sapo.pt

    ResponderEliminar
  34. Gostava de comprar este livro. Se alguém souber onde está à venda, fico muito grata se me enviarem informação para o m/ email: lucilia.roc@gmail.com
    Muito obrigada
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  35. Também gostaria que me enviassem este livro...obrigado

    petrus.castrus2103@sapo.pt

    ResponderEliminar
  36. Bom dia ! e muito muito obrigado !!
    Cheguei aqui quase por acaso... tive este livro da segunda classe de otobro a dezembro 1969. Nao tive tempo de o ler todo na escola... porque em dezembro segui os meus pais para o estrangeiro.
    Em 1968 tive o livro da primeira classe, o da capa laranja... -:))
    Nao sabia que quando os tive eram livros recentes !

    ResponderEliminar
  37. Eu quero este manual. Estudei por ele. Digam-me por favor onde o posso comprar!

    ResponderEliminar
  38. Se for possível ter um PDF deste livro agradecia:

    miguelinbelgium@outlook.com

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde, se for possivel um PDF destes livros da 1ª e 2ª classe agradecia,para o seguinte mail: nancypeixoto@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  40. Eu tenho um exemplar deste livro (comprei-o numa feira de velharias) mas está muito riscado.
    Seria possível disponibilizar-me um PDF?
    Obrigado.
    luisnogueiramartins arroba sapo ponto pt

    ResponderEliminar
  41. Se for possível ter um PDF deste livro agradecia:

    azzo12010@hotmail.com

    ResponderEliminar
  42. Olá,
    Gostaria muito de ter o pdf deste livro. Será possível enviarem-me?
    Obrigada.
    mariinhatetinha@gmail.com

    ResponderEliminar
  43. Mais um que gostaria do pdf deste e se possível do da 1ª Classe. Recordo-me bem dele e destes tempos em que umas boas reguadas nos faziam andar na linha. Obrigado.
    jmonteiro34@gmail.com

    ResponderEliminar
  44. Adorava voltar a ter o prazer de ler essas bels paginas que marcaram a minha meninice da escola primaria.
    Gostaria de o ter em PDF se possivel.
    obrigado.
    mgimbrinhas@gmail.com

    ResponderEliminar
  45. Boas recordações...
    Também gostava de receber o pdf, se o tiverem feito e estiverem de acordo.
    Obrigado! josemmig@yahoo.com

    ResponderEliminar
  46. Há anos que procuro este livro.
    Por favor, se tiverem um .PDF enviem:
    vasco608@gmail.com

    Caso alguém tenha em papel e queira vender, agradeço contacto pelo mesmo mail

    ResponderEliminar
  47. Quanto eu gostava de poder encontrar este livro. Já procurei por tudo o que é sitio, mas infelizmente não encontro. Se alguém o puder encontrar, por favor imformem-me.
    mariopied_jose@hotmail.com

    ResponderEliminar
  48. Quanto eu gostava de poder encontrar este livro. Já procurei por tudo o que é sitio, mas infelizmente não encontro. Se alguém o puder encontrar, por favor imformem-me.
    mariopied_jose@hotmail.com

    ResponderEliminar
  49. Ana
    O meu querido livro da 2ª classe que a minha mãe deve ter deitado fora e que eu ando á procura há tantos anos sem sucesso. Se me pudessem mandar em PDF ficaria muito grata email : amcsimao@hotmail.com

    ResponderEliminar
  50. Boa noite.
    Gostaria de receber em pdf os livros de 1º, 2º, 3º E 4º classe.
    email: paulapamplona@yahoo.com


    ResponderEliminar
  51. Boa tarde,

    Gostaria de receber em pdf os livros de 1º, 2º, 3º E 4º classe.
    Ando há muito tempo à procura e não enconto

    email: marisa.pires@hotmail.com

    ResponderEliminar
  52. Ainda vou a tempo de pedir o PDF? Por favor digam que sim. Agora fiquei muito ansiosa e estou em "pulgas" para o rever todo. O meu email vimaigfe@gmail.com. obrigada

    ResponderEliminar
  53. Ola a todos!
    Eu tenho visto, cada vez que vou à Madeira, nos Edificios dos CTT na Av. Zarco y tambem na Av.Calouste Goulbenkian, exemplares antigos à venda.

    ResponderEliminar
  54. ola boa noite sta nostalgia seria muito feliz se pudessem me enviar o pdf do livro da segunda classe e o da primeira classe forao os meus queridos livros dos meus lindos anos escolares !!! meu mail é alexandra.martinez71@gmail.com muito obrigado a quem me fazer esse favor ! Alexandra

    ResponderEliminar
  55. olá
    A Santa Nostalgia faz-nos recordar bons momentos da nossa infância, em que a leitura do livro escolar nos marcava para toda a vida, coisa que atualmente as crianças e jovens não entendem. Porque são os unicos livros da primária que não tenho, agradecia o envio em pdf dos livros da 1ª e 2ª classe.
    o mail é: gertrudescunha@gmail.com
    Desde já o meu muito obrigado.
    Gertrudes

    ResponderEliminar
  56. Há anos que procuro este Livro de Leitura da 2ª Classe. Se alguém souber como o obter divulgue por favor...

    ResponderEliminar
  57. Poderá ser enviado por WeTransfer. Tamanho do ficheiro em pdf aproximadamente 20 MB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode enviar para mariopied_jose@sapo.pt. obrigado. Pagarei o seu custo.

      Eliminar
  58. Procuro este livro à muito tempo. É possível receber pdf? (cabralsimas@gmail.com)

    ResponderEliminar
  59. Podem-me enviar pdf? cabralsimas@gmail.com

    ResponderEliminar
  60. Alguém me poderia enviar também o pdf (lucopisi@gmail.com)??

    ResponderEliminar
  61. Será que me podia enviar o pdf? adrianasousabajouco@gmail.com

    ResponderEliminar
  62. Boa tarde
    Será que me podia enviar o pdf? rui281960@gmail.com
    Gostava de encontrar um poema intitulado "a minha terra" que começa assim
    "Que linda a minha terra
    escondidinha além na serra
    ..." (já tenho dificuldade em me lembrar do resto)
    desde já agradecido
    rui281960@gmail.com

    ResponderEliminar
  63. Como posso adquirir o livro ou PDF? Obrigada. Tucham@gmail.com

    ResponderEliminar
  64. Usei este pequeno livro <3. Que saudades.

    ResponderEliminar
  65. Gostaria do pdf deste e se possível do da 1ª Classe. Sff. Foi onde aprendi e, bem a ler. O meu email é angela.lima.2004@hotmail.com.
    Muito grata.

    ResponderEliminar
  66. Olá:
    Gostaria de obter o PDF deste livro.
    Se for possível Agradeço.mail fialhoanacristina22@gmail.com obrigado

    ResponderEliminar
  67. Boa noite,
    Gostava muito de receber o livro da 1ª classe em PDF.
    O meu email anacristinapereiracorreiafialho@hotmail.com

    ResponderEliminar
  68. Gostaria de obter o pdf deste livro à semelhança do exemplar da 1ª classe que também já solicitei. Sou filho de um dos ilustradores e infelizmente não tenho nenhum exemplar do livro.

    o meu endereço de email é :

    flpe.abreu@gmail.com

    Agradecendo desde já e com os melhores cumprimentos

    Filipe Abreu

    ResponderEliminar
  69. Eu também usei esse livro. E provavelmente foi a 1ª edição e o 1º ano de publicação. Tenho 59 anos. Ainda hoje as histórias e os desenhos perduram na nossa imaginação!

    ResponderEliminar
  70. Olá. Você tem esse livros digitais? Gostaria muito. Poderia me enviar por favor? Meu email: renataserapiao@gmail.com ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
  71. Nasci em 1965 e usei este livro.Reconheci-o logo.Muito bom recordar.

    ResponderEliminar
  72. Bom dia!
    Gostaria de obter o PDF deste livro.
    Se for possível Agradeço.
    Vanessa

    ResponderEliminar
  73. Bom dia!
    Gostaria de obter o PDF deste livro.
    Se for possível Agradeço.
    Vanessa
    nessarodrigues87@gmail.com

    ResponderEliminar
  74. POR FAVOR DISPONIBILIZEM O MANUAL EM PDF!!

    ResponderEliminar
  75. Caso seja possível obter o exemplar em PDF, agradeço que envie para luis_aalexandre@hotmail.com
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  76. Bom dia
    Pelo que parece estes livros parecem ter magia e conseguem fazer que que voltemos a ser pequeninos outra vez. Eu sou mais uma delas. Tenho o da segunda classe que já me enviaram e o qual agradeço imenso e que já reli vezes sem conta por isso voltei aqui outra vez para vos voltar a incomodar e pedir os restantes 1ª 3ª e 4ª classe. Caso seja possivel agradeço imenso.:) Obrigada pelo excelente trabalho que fazem ao disponibilizar estes tesouros. Elisabete
    O meu mail
    kiramimisilva@gmail.com

    ResponderEliminar
  77. Eu usei este livro na minha segunda classe, gostava tanto de conseguir encontrar este livro para guardar pois ainda hoje eu recordo algumas histórias que nele estavam escritas.
    Como por exemplo um poema que estava logo no início.
    Começava assim.
    " LIVRO MEU MUITO AMADO, TESOURO DO MEU SABER, SE ALGUM DIA TE PERDER, ETC, ETC, ETC.
    Se por alguém tiver é que queira vender estou interessada, ou se alguém souber onde posso encontrar agradeço que me informe.
    O meu muito obrigada.

    ResponderEliminar
  78. Boa noite para todos (as) eu nasci em 63,também eu recordo com muita saúde as lindas histórias deste maravilhoso livro.
    Estou agora a lembrar-me desta.
    "DIZ O GALO PARA A GALINHA, VAMOS CASAR A NOSSA FILHINHA, A NOSSA FILHINHA CASADA ESTÁ, O ENXOVAL DE ONDE VIRÁ...........
    Como todos vós também ando há anos á procura dele mas sem sucesso, se alguém souber de onde poderei encontrar agradecia que me informasse.
    O meu email é o seguinte :
    Ana.Ferro43@gmail.com
    Uma boa noite para todos vós e desde já o meu muito obrigada.
    Já agora, UM SANTO NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
    QUE SEJA COM MUITA, MUITA SAÚDE PARA TODOS VÓS.

    ResponderEliminar
  79. Nasci em 1965 e vejo com saudade de novo estas imagens e textos. Agradecia se fosse possivel enviar-me pdf dos livros da primeira à quarta classe para jcsfmail@gmail.com. Muito obrigado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF