Avançar para o conteúdo principal

O Blog


Sobre o blogue:

O Santa Nostalgia é um espaço onde sem pretenciosismos se pretende matar saudades e memórias ou até ressuscitá-las. A escola, os livros, a banda desenhada, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras, os cromos e as colecções, a televisão, os programasm as séries, a animação, os filmes e os nossos heróis e muito, muito mais.
Tempo e lugar à partilha dessas nostalgias, recordações e memórias dos tempos idos da nossa infância e juventude, de modo especial no palco temporal dos anos 60, 70 e 80. Porque recordar é viver.

Todos os nossos artigos podem ser reproduzidos, em parte ou na  totalidade,  mas, como condição mínima e até por uma questão de boa educação e bom princípio, agradece-se que seja referenciada e ligada a fonte.

Por regra não atendemos a pedidos de cedência de imagens para além das publicadas no blogue, nomeadamente de colecções de cromos, até porque são inúmeros os pedidos que nos chegam e por manifesta falta de disponibilidade não nos e possível dar essa atenção. Por outro lado, nem sempre o material publicado é de nossa propriedade mas sim de amigos colaboradores.

O Santa Nostalgia não é espaço de vendas:

O blog não representa quaisquer marcas, produtos, pessoas, entidades ou lojas. Não promove, não intermedeia nem realiza a venda ou trocas de artigos e produtos de terceiros.

Sobre os artigos e conteúdos:

A maioria dos artigos é de nossa autoria; Quando não, nomeadamente excertos ou citações, por regra procura-se atribuir-se-lhes os créditos e as referências. A maior parte das imagens que ilustram os diversos artigos são provenientes de publicações e conteúdos pertencentes ao autor do blog, com os naturais e eventuais direitos reservados. A utilização pública, nomeadamente comercial, das imagens de nossa autoria, não é permitida sem a devida e prévia autorização.

As demais imagens podem ter sido colectadas na web onde estão disponíveis publicamente, quase sempre de forma redundante e de princípio de origem desconhecida.

Numa situação de direitos autorais ou de propriedade reclamada e provada sobre algumas das imagens aqui publicadas, agradecemos o contacto para se proceder à sua retirada ou atribuição dos devidos créditos. ( santanostalgiablog arroba gmail ponto com )

Os artigos, nomeadamente os que falam de marcas, produtos ou empresas, não têm qualquer objectivo documental nem pretensões históricas, biográficas ou estatísticas, pelo que resultam apenas e essencialmente de uma simples partilha de memórias pessoais, ajudada pela leitura de documentação avulsa ou resultado do auxílio de pesquisa efectuada em diversas fontes disponíveis na Web pelo que é perfeitamente natural que algumas indicações, elementos, factos, e dados possam estar desactualizados ou mesmo a padecer de algumas imprecisões. Eventuais chamadas de atenção, correcções ou adição de elementos informativos são bem-vindos.

Contactos:

Para eventuais contactos, use o endereço de email: santanostalgiablog arroba gmail ponto com
Só daremos atenção a assuntos contextualizados ao blog e aos seus artigos e apenas de acordo com a nossa disponibilidade, pelo que não se garantem respostas ou em tempo útil. 
Por impossibilidade de resposta não atenderemos a pedidos de cedência e fornecimento de conteúdos.

Nota final:

Este blog não respeita (deliberadamente) o acordo ortográfico.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...