Os Estrumpfes


santa nostalgia os estrumpfes 01

gasganete

santa nostalgia os estrumpfes 02


image

image 

image

image

Quem não se recorda da série de animação "Os Estrumpfes"? Tenho ideia de que passou na RTP no princípio dos anos 80 e há bem pouco tempo na TVI.
 
Esta série teve bastante êxito no Brasil, sendo conhecida como "Os Smurfs".
A série foi produzida pela Hanna-Barbera Productions com base na criação do ilustrador belga Pierre Culliford. Antes de passarem pela televisão as histórias foram publicadas em banda desenhada, nos finais dos anos de 50, mais propriamente em 1958, estando portanto agora a celebrar 50 anos.

Os Estrumpfes eram criaturas azuis, muito pequenas, com características de duendes e que viviamm em plena floresta, em casinhas pequenas, com formato de cogumelos.
Estes seres pacíficos e alegres, eram chefiados pelo Grande Estrumpfe, com a sua simpática barba branca e o inconfundível barrete encarnado que o diferenciava dos barretes dos restantes estrumpfes, que eram brancos.
Outras personagens principais eram a Estrumpfina, sempre motivo de disputas e paixonetas entre a estrumpfaria, o Estrumpfe Inventor, o Estrumpfe Guloso, o maldoso feiticeiro Gasganete e o seu gato Azarel, sempre dispostos a tramar a vida dos simpáticos bonecos azuis. No final das histórias e aventuras, porém, as criaturas cor do céu levavam sempre a melhor sobre o Gasganete.
A série ainda hoje continua a ser muito conhecida e envolve bastantes acções de marketing, com a venda de muitos produtos associados.
Desta simpática série, guardo alegres recordações e também uma bela caderneta de cromos que a Panini, Editorial Pública e a Agência Portuguesa de Revistas publicaram em 1982.

- Sítio oficial: The Smurfs

Comentários

  1. Adorava esta série e fartei-me de ler as BDs deles. Agora estão a voltar em força mas decidiram mudar o nome por obra-e-graça-do-divino-espírito-santo... Estragaram tudo...

    ResponderEliminar
  2. Agora os Estrumpfes chamam-se os Smurfs. Até porque agora dá na SIC K para homenagearem o filme em vida real que estreou nos cinemas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF