Há cantilenas ou lengalengas que servem para contar. Desde pequeno que aprendi uma versão que se usava na minha aldeia e na minha escola primária e que servia para contar até dez. Era assim: Una, Duna, Tena, Catena, Cigalha, Migalha, Carapim, Carapés, Conta bem, Que são dez. Pesquisando sobre o assunto, encontrei outras versões, que em alguns casos são ligeiras variantes e apenas em parte dos termos usados. Por exemplo: Una, Duna, Tena, Catena, Cigalha, Migalha, Cupida, Dos pés, Conto bem, Que são dez. Una, Duna, Tena, Catena, Forreca, Chirreca, Vira, Virão, Conta bem, Que dez são. Una, Duna, Tena, Catena, S. Paulo, S. Maulo, Em bico, De pés,
Mas a marca original (do anúncio superior) é bem mais antiga, como se consegue ver na parte inferior desse anúncio. O Reglex era primeiramente produzido pela Casa Veludo e foi a primeira marca de pensos higiénicos em Portugal. Nos anos 70, como disse, a Sr. Veludo vendeu a marca à Renova, assim como o papel higiénico Smart, ambos ainda produzidos nesta fábrica.
ResponderEliminarE em que data foi introduzido no mercado português,os primeiros pensos higiénicos? (Mesmo os fabricados pela antiga Casa Veludo?
ResponderEliminar