Leituras para a 2ª classe - Livro escolar - 1941

leituras para a segunda classe 002

Quem hoje em dia tiver à volta de 70 anos de idade, mais coisa menos coisa, isto é, que tenha nascido em meados dos anos 30, muito provavelmente encontrou este livro "Leituras para a 2ª Classe", no seu percurso do ensino primário elementar.

"Leituras para a 2ª Classe", é um manual escolar, aprovado oficialmente, de autoria de Clotilde Mateus e J. Diogo Correia, uma edição da Editora - Livraria Enciclopédica de João Bernardo, com sede na Rua da Cruz dos Poias, 95 - Lisboa. Foi impresso na Tipografia "Oficinas Fernandes", no Nº 103 da mesma rua.

A edição aqui retratada corresponde à 8ª, com data de 1941, ou seja, em plena época da II Guerra Mundial. A primeira edição será talvez de meados dos anos 30, uma vez que as ilustrações têm a data de 1934.

O livro tem as dimensões de 144 x 190 mm, e dispõe de 144 páginas, contando com o índice final.

É um excelente livro de leitura, com belos textos, muitos deles recorrentes em livros de leitura posteriores e dotado com belas ilustrações a preto-e-branco mas também a cores, uma raridade na época. As ilustrações são assinadas por Clotilde, pelo que presumo ser a mesma autora do livro, Clotilde Mateus.

Os autores, para além desta versão referente à 2ª classe, produziram também os correspondentes manuais para a 3ª e 4ª classes. As capas têm a mesma apresentação, com três crianças a desfolharem um livro, sendo que muda apenas a referência à classe, inscrita por sua vez na capa do livro da gravura.

Das centenas de livros escolares antigos que possuo, este é um dos meus preferidos, pela riqueza dos textos mas especialmente pelas  ilustrações, numa prova de que estas sempre contribuíram para uma relação do imaginário e afecto das crianças para com os livros.

leituras para a segunda classe 003

leituras para a segunda classe 004

leituras para a segunda classe 005

leituras para a segunda classe 006

leituras para a segunda classe 007

leituras para a segunda classe 008

Comentários

  1. Bom dia. Teria como enviar o PDF para waleska_melo@hotmail.com? Muito grata.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF