Os garotos da 47-A

os garotos do 47A

Na imagem, Nigel Greaves, no papel de Willy Gathercole, um apaixonado pelo futebol.

Hoje trago à memória uma série de TV, no original "The kids from 47-A", em Portugal exibida com o título de " Os garotos da 47-A".
A série, de origem inglesa, consta de um total de 42 episódios, com cerca de 30 minutos cada, produzida pela ATV Midlands entre 1973 e 1974.
O conjunto dos 42 episódios foram produzidos em três séries: A primeira com 15 episódios, a segunda com 13 e a terceira com 14, incluindo o chamado on-off, que serviu de desfecho à série.
A série foi exibida pela RTP, a preto-e-branco, com estreia em 2 de Março de 1974. Recordo-me que passava aos Sábados, depois da hora do almoço. Quase a seguir à abertura da emissão.

A história mostra-nos um grupo de quatro irmãos, duas raparigas e dois rapazes (com idades de 8, 12, 14 e 16 anos), os Gathercole, órfãos de pai e que viviam com a mãe na 47ª Avenida. Um dia a mãe teve que ser internada no hospital pelo que pediu a ajuda a uma familiar, tia das crianças, para delas tomar conta na sua ausência. Infelizmente, a tia teve um acidente e partiu uma perna pelo que os garotos inverteram os papéis e passaram eles a tomar conta da tia e de si próprios.

A partir da segunda série de episódios, a mãe das crianças morre, pelo que estes ficam entregues a si próprios, sendo Jess Gathercole, a irmã mais velha, já empregada num escritório, a assumir o papel de mãe.
Deste modo, os diversos episódios giram em torno de problemas domésticos e do dia-a-dia que as crianças têm que saber enfrentar e resolver.
No último episódio, exibido já em 1975, Jess casa-se, terminando assim a série.

A série não foi nada de extraordinário, daí serem poucos os que dela guardam memórias, mas não deixou de ser interessante. Era simultaneamente uma lição de vida de entreajuda entre os irmãos, no sentido de contornarem e resolverem os diversos problemas que se lhes deparavam.
Apesar de me recordar relativamente bem da série, assisti a um bom número de episódios, mas dada a distância do tempo não me lembro com rigor se foi exibida na sua totalidade e se de forma contínua.

image

Na imagem, Christine McKenna, que obteve uma grande notoriedade poucos anos depois (1979) no papel de Christina (a que corresponde a foto), na também popular série Flambards.

Intérpretes e personagens:
Christine McKenna ...  Jess Gathercole 
Gaynor Hodgson ......  Binny Gathercole 
Russell Lewis ..........  George Gathercole 
Nigel Greaves ..........  Willy Gathercole

Comentários

  1. Lembro-me da série e da importância que teve para eu gostar tanto de futebol inglês.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me perfeitamente e gostava imenso porque retrava a Inglaterra que eu conhecia.
    Que bela memória! Grata

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF