O rato do monte e o rato do moinho

 

rato do monte rato do moinho sn

 

Do meu livro de leitura da segunda classe, relembro hoje uma interessante historinha, que de vez em quando ainda me vem à memória; Trata-se de "O rato do monte e o rato do moinho".
A história tem uma mensagem explícita que pode ser facilmente transportada para a vida real já que tantas vezes, a troco de estilos de vida aparentemente mais modernos e confortáveis, corremos alguns riscos a eles associados. Poderia dar inúmeros exemplos mas fica o exercício para quem quiser.


Neste caso concreto, o rato do monte, bastante magro devido às suas privações, mas nem por isso menos ágil e saudável, percebe perfeitamente que a vida regalada do seu amigo, gorducho porque vivia na fartura, acabou por ser a sua perdição e terminou na boca do gato, afinal no papel de destino, de fatalidade.

*

*

*

Comentários

  1. O meu livro da 2.ª classe foi citado no vosso post de 21 Outubro de 2008. Porém, tenho perfeitas recordações desta e de outras histórias que, provavelmente, parecerão ridículas para alguns... Mas basta-me olhar para esses livros, tão ingénuos, tão simples e eis-me de volta aos meus 7 anos... eheheheheh ...

    ResponderEliminar
  2. Que graça esta historinha... Ainda, também, me recordo das historinhas do meu primeiro livro escolar, algumas decoradas! E, olha, faz tempo... Bom, recordar é viver, não é mesmo?!

    ResponderEliminar
  3. Foi também o meu livro de leitura. Adorava ter um exemplar. Emprestamos e depois já não devolvem.....Saudades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF