Avançar para o conteúdo principal

Caderneta de cromos de caramelos - “Rebuçados Desportivos” – Confeitaria Universal – Época 38/39

rebucados desportivos universal capa

A caderneta de cromos "Rebuçados Desportivos", da Confeitaria Universo, de António E.Brito, que mais tarde deu origem à Universal, refere-se ao Campeonato de Futebol da 1ª Divisão, da época 38/39.

Esta, como todas as colecçõs dos anos 30, será uma das mais antigas cadernetas de cromos de futebol.
A caderneta integra 8 clubes, sendo que os cromos não representam jogadores na forma individual, mas a equipa no seu todo, em formação clássica, sendo por isso cromos do tipo puzzles (designados na caderneta por "pedaços"). Este expediente foi usado mais tarde noutras edições.

Para além dos 12 cromos que constituiam cada equipa, com a particularidade dos cromos terem diferentes tamanhos, existia ainda o cromo do emblema que se colava na parte superior da equipa. Apesar disso, a equipa do Belenenses foge do esquema já que não é representada como equipa em formação clássica mas em jogadores individuais representados a meio-corpo em molduras ovais.

Outra curiosidade da caderneta: Esta versão que apresentamos, exibe na capa a equipa do Sporting, mas existe uma segunda versão em que a equipa da capa é o Belenenses. Desconhecemos os motivos desta particularidade, mas pode ter a ver com opções ou estratégias de venda, eventualmente de acordo com a zona ou região de distribuição.
Mais curiosidades: Apesar do F.C. Barreirense ter participado no campeonato da época 38/39, a mesma não surge na caderneta, sendo substituída pelo Leixões. Estará representada na versão com o Belenenses na capa? Como não dispomos desse exemplar, não sabemos.
Existem ainda outras curiosidades: O Benfica aparece escrito como "Bemfica", com M em vez de N; A palavra futebol surge como "Foot-Ball".
Equipas representadas: Sporting CP, SL Benfica, FC Porto, CF Belenenses, Casa Pia, Académica do Porto, Leixões SC, Académica.

Como já era norma na época e continuou durante muitos anos, pelo menos até aos anos 70, esta colecção também proporcionava a saída de brindes, exactamente 41 por cada lata. Eis a lista: 1 bola de foot-ball; 1 bola de borracha; 5 cadernetas; 4 fotografias coloridas dos principais clubes ("próprias para quadros"); 30 emblemas de estampar (técnica actualmente chamada de "transfer").
Para se ter direito à bola de foot-ball, a caderneta dispunha de folhas próprias  onde deveriam ser colados os 103 talões, devidamente numerados, que dariam direito ao tão cobiçado prémio. Estes talões vinham junto aos cromos pelo que tinham que ser recortados. Os restantes prémios saíam através de senhas.

Por todas estas particularidades, esta caderneta de cromos "Rebuçados Desportivos", é de facto uma colecção rara, valiosa e curiosa.

rebucados desportivos universal capa 2

rebucados desportivos universal  01

Comentários

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...