Avançar para o conteúdo principal

Gervásio – O Senhor Académica

 gervasio academica santa nostalgia 02

O ex-vice-presidente e ex-jogador da Académica, Vasco Gervásio, faleceu sexta-feira aos 65 anos de idade, devido a doença prolongada.
Vasco Gervásio fez 430 jogos pela "Briosa", sendo um dos jogadores com mais jogos disputados pela "Briosa".
Para além de ter estado nas duas finais das Taças de Portugal, em 1967 e 1969, foi vice-presidente durante a presidência de João Moreno e presidente-adjunto da anterior direcção academista, liderada também pelo actual presidente José Eduardo Simões.
 
fonte: RTP

Vasco Gervásio era natural da Malveira, onde nasceu a 05 de Dezembro de 1943. Foi médio e capitão da Académica nos anos 60 e 70, tendo disputado 430 jogos ao serviço da “Briosa”, sendo um dos jogadores com mais jogos pelos “estudantes”. Foi 284 vezes capitão da equipa, suplantando a marca de Mário Wilson, que capitaneou 207 vezes.
Estreou-se a 30 de Setembro de 1962, num jogo com o Académico de Viseu e terminou a carreira a 17 de Junho de 1979 (com 35 anos), contra o Vitória de Guimarães, quando João Moreno era, na altura, presidente academista. Disputou, em 1967, a final da Taça de Portugal, com uma derrota da “Briosa” por 3-2 com o Vitória de Setúbal, após três prolongamentos, e, a final de 1969, derrota por 2-1 com o Benfica, também após prolongamento. Nesta temporada de 1968/69, a Académica alcançou o segundo lugar no campeonato nacional.
Ultimamente, foi vice-presidente da Académica entre 2002 e 2008, primeiro na era de João Moreno como presidente, e, a partir de 2003, com José Eduardo Simões como timoneiro.
O corpo vai estar hoje em câmara ardente a partir das 16h, no Pavilhão Jorge Anjinho. Domingo será realizada, pela manhã, uma missa de corpo presente. Após a cerimónia religiosa, o corpo seguirá para a Figueira da Foz, onde será cremado, segundo vontade expressa por Vasco Gervásio.

fonte: Jornal Público

Soube da notícia no próprio dia e desde logo fiquei com a obrigação de publicar um simples artigo de memória e homenagem ao Gervásio. Por imperativos de tempo, acabei por o não fazer no próprio dia mas, como mais vale tarde do que nunca, faço-o agora.
Para mim, o Gervásio é o Senhor Académica, pela sua qualidade de homem e de futebolista, pelo seu exemplo e postura e pela sua dedicação de corpo e alma à briosa. É claro que nunca o conheci pessoalmente nem com ele privei, mas todos esses atributos sempre foram unanimemente reconhecidos por todos, do futebol e não só, não apenas agora na hora do seu prematuro desaparecimento, como é habitual, mas durante todo o seu percurso. Conheço-o sobretudo pelos jogos e contexto do futebol bem como pelo facto de ser presença frequente nas minhas colecções de cromos de futebol dos anos 70. Gervásio é daqueles futebolistas que não deve ser omitido sempre que se traga à memória um bom leque de futebolistas que marcaram essa década, podendo e devendo ser recordado ao lado de outras figuras ímpares como Eusébio, Manuel Fernandes, Fernando Gomes, Chalana, Nené, Humberto Coelho, Jordão, Oliveira, Octávio, Jacinto João, Artur e muitos outros, incluindo alguns dos seus colegas, como Rui Rodrigues, Artur Jorge, Gregório Freixo, Camegim, Costa, José Freixo, etc, etc.
Como forma de homenagem, e sendo também uma das minhas paixões, publico aqui alguns dos muitos cromos que retrataram o Gervásio em inúmeras colecções dos anos 60 e 70, sempre equipado com as cores da sua Académica, quase sempre de negro mas, esporadicamente, de branco.
Que descanse em paz, Senhor Académica!

gervasio academica santa nostalgia 01

gervasio academica santa nostalgia 03

gervasio academica santa nostalgia 05


gervasio academica santa nostalgia 06

gervasio academica santa nostalgia 07

gervasio academica santa nostalgia 08

gervasio academica santa nostalgia 09

gervasio academica santa nostalgia 10

gervasio academica santa nostalgia 11

gervasio academica santa nostalgia 12

academica de coimbra anos 70 01

gervasio academica santa nostalgia 13

gervasio academica santa nostalgia 14

gervasio academica santa nostalgia 15

gervasio academica santa nostalgia 16

gervasio academica santa nostalgia 04

gervasio academica santa nostalgia 17

gervasio academica santa nostalgia 18

gervasio academica santa nostalgia 19

santa nostalgia academica de coimbra anos 70 02

Comentários

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...