Avançar para o conteúdo principal

Caderneta de cromos de futebol “Ídolos de Portugal” – 80/81 - Mabilgráfica

 

Para a época futebolística de 80/81, a editora Mabilgráfica lançou no mercado a colecção de cromos “Ídolos de Portugal”.

A caderneta apresenta as dimensões de 210 x 294 mm (folha A4), com 40 páginas e 256 cromos.

Para além das 16 equipas do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão, são ainda representados os ídolos do passado das três grandes equipas, o SL Benfica, FC do Porto e Sporting CP. Estes ídolos do passado são cromos em caricatura, pela mão do mestre Francisco Zambujal.

Cada equipa que integra a caderneta é composta por 13 cromos, correspondendo a 11 jogadores, emblema e equipa em formação num cromo com o dobro do tamanho dos normais. Cada cromo normal tem as dimensões generosas de 57 x 85 mm.

Cada equipa tem direito a duas páginas da caderneta e para além dos cromos, existe um espaço com dados de caracterização do clube. Em cada cromo, o jogador é representado em pose, a corpo inteiro, numa bela moldura representando a configuração do mapa de Portugal. Na zona esquerda, num fundo degradé, o cromo ostenta o emblema, nº do cromo, o nome do jogador, sua posição na equipa e a sua idade. A capa apresenta um belo grafismo, com o mapa de Portugal  dividido pelas suas províncias preenchidas com imagens de acção de jogos de futebol.

Para mim, que tenho centenas de cadernetas, esta é uma das melhores colecções não só dos anos 80 como de sempre. Pela qualidade gráfica, qualidade das fotografias, pelos dados que comporta, pelo tamanho e quantidade dos cromos e ainda pelos cromos adicionais em caricaturas. Por conseguinte, foi uma das cadernetas que coleccionei com gosto e paixão.

Apesar da qualidade e beleza desta colecção editada pela Mabilgráfica, uma profícua editora dos anos 80, com sede na Amadora, a “Ídolos de Portugal” é uma caderneta relativamente abundante, aparecendo com frequência em sítios de venda a preços relativamente baratos. Em contrapartida, outras cadernetas de  fraca qualidade mas raras, atingem preços muito mais substanciais. Particularidades do coleccionismo.

 

cadernetra cromos idolos portugal sn01

cadernetra cromos idolos portugal sn02

cadernetra cromos idolos portugal sn03

cadernetra cromos idolos portugal sn04

cadernetra cromos idolos portugal sn05

cadernetra cromos idolos portugal sn06

*

*

*

Comentários

  1. Anónimo16:13

    ¿Joao- Luvas Pretas- Alves?

    ResponderEliminar
  2. cantinhodacasa18:52

    Esta nostalgia é simplesmente fantástica.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. filomeno2006,
    o João Alves foi uma importante figura do Benfica, mas ainda não tem o estatuto de Ídolo.Neste momento não posso confirmar, mas penso que faz parte desta colecção.
    +++++
    Na temporada seguinte - 1975/76 - o Boavista FC ficou em 2º lugar tendo João Alves sido o melhor marcador da equipa com 15 golos.

    Foi um dos primeiros jogadores a triunfar no estrangeiro com a ida para Salamanca na época de 1976/77.

    Jogou no Benfica durante quatro épocas, entre 1978 e 1983, com um interregno de um ano em que alinhou no Paris Saint-Germain (79/80).

    Na época 1983/84 regressou ao Boavista. Em Março de 1985 assumiu o lugar de treinador do Boavista.

    Enquanto jogador foi Internacional pela Selecção Nacional - A por 35 vezes tendo marcado 3 golos.
    Actualmente é treinador de futebol, possuindo uma academia de futebol, a “Escola de Futebol Luvas Pretas”. Em 2007 regressou ao Benfica como novo responsável pela prospecção do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa,
    de facto, as colecções de cromos são uma das indeléveis recordações dos nossos tempos de criança e adolescente. Depois ficou o "bichinho" e hoje, mesmo adultos, continuamos ligados ao coleccionismo dos cromos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:49

    Compro Cromos da Coleção ÍDOLOS DE PORTUGAL (Edições Mabilgrafica)

    CROMOS EM FALTA:12-17-22-28-38-58-126-149-160-175-181-199-208-227-229-241-242-249-254

    Quem tenha e queira vender/trocar... Contacto: estevesjose@portugalmail.pt

    Gostava muito de terminar esta coleção dos tempos de infância (finais anos 70 / inicio dos 80)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:18

    Tenho uma completa Tlm 910822399

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...