Avançar para o conteúdo principal

Livro de Leitura da 4ª Classe – Ulysses Machado

 

Hoje trago à memória o “Livro de Leitura da 4ª Classe”, de autoria de Ulysses Machado.

A edição em causa, a 17ª, apresenta o formato de 147 x 195 mm, com capa cartonada, lombada de tecido envernizado e com 228 páginas.

A edição não tem qualquer referência quanto à data, mas porque faz referência a uma passagem do Diário do Governo de 21/03/1932, julgo ser do final dos anos 30, princípios de 40.

Ulysses Machado, embora pouco saibamos da sua pessoa e da sua obra, foi autor conceituado de muitos manuais da escola primária, tanto livros de leitura para as diferentes classes, como de gramática, aritmética, geometria e diversos cadernos de problemas e exercícios.

Este livro de leitura, apresenta muitas e bonitas ilustrações, a maioria a preto-branco, mas algumas a cores, de autoria do mestre Alfredo Moraes (1)

 

livro_escolar_sn_capa_01

livro_escolar_sn_p8

livro_escolar_sn_p9

livro_escolar_sn_p67

livro_escolar_sn_p110

livro_escolar_sn_p111

livro_escolar_sn_p165

(1) Alfredo de Moraes – 1872/1972 - Aguarelista e ilustrador, nasceu em Lisboa em 1872.

Trabalhou em litografia na Imprensa Nacional e foi professor na Sociedade Nacional de Belas Artes. Fez ilustrações para jornais - como Folha do Povo, Diário da Manhã, O Século, Diário de Notícias, O Mundo – e para numerosos livros, sendo disputadíssimo pelas editoras. De entre estas ilustrou uma tradução de D. José Carcomo de D. Quichote da Mancha e uma adaptação para jovens para a Biblioteca Ideal, ambas nos anos 20 do século XX. Morreu em Lisboa em 1972.

(fonte: Biblioteca Nacional)

*

*

Comentários

  1. Foi por causa dos livros do Ensino primário, que eu começei a vistar o seu blogue. E por aqui, muitas vezes me perco em inumeras e boas recordações.
    Este não é um livro que eu tenha conhecido. Mas pelo que vi existem textos que depois se mantiveram em livros posteriores, com outra edição, claro...

    Muito obrigado, por tudo o que me tem feito recordar!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:13

    Interesante

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia!
    Sou professora e trabalhei 25 anos com crianças entre 7 e 9 anos.Adorei os contos...
    As folhas dos livros me fazem lembrar os mais antigos, embora, eu não os tenha usado com meus alunos.Os textos, sim.
    É muito bom vir aqui....
    Um abraço Emília

    ResponderEliminar
  4. Maria João e Emília,
    eu é que agradeço a vossa visita.
    Voltem sempre!

    ResponderEliminar
  5. Primeiro desculpem a gramatica, nao escrevo portugues a quaise 40 anos.
    Procuro um livro da quarta classe cerca fim dos 60's, se nao estou errado o desenho da coberta (cover)era um escuteiro com uma bandeira do escudo Portugues.
    Qualquer ajuda a realisar o meu sonho e memorias da minha infacia sera muito apreciada, porque nao sei se posso voltar.
    Pago o valor, correio e o trabalho.
    Por favor contact Rui Caldeira, caring1@excite.com, royston@techemail.com
    Melbourne,
    Australia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amigo;
      pode encontrar original desse livro na Livraria Rodrigues em Lisboa, rua do ouro, 188 Lisboa. Certo que já está quase a encerrar devido á avançada idade do seu proprietário, herdeiro e sobrinho(a) do então Ulysses machado , autor dos livros

      Eliminar
  6. muito obrigado ao autor do blogue
    finalmente encontrei o livro de instrução primário seguido pela minha mãe. ela tinha razão o autor, Ulisses Machado era competente.

    ResponderEliminar
  7. Para todos os seguidores deste blog, a Livraria Rodrigues em lisboa era propriedade do Ulysses machado, nete momento ainda pertence aos herdeiros, su a sobrinha Maria está a tentar criar um museu com todo o infinito espólio do seu tio.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite e parabéns por este magnífico blog!


    Tenho os livros de leitura da primeira, segunda e terceira classes, editados em 1958, e gostaria de conseguir o da quarta classe que fizesse originalmente parte deste grupo.

    Não sei qual a edição que devo procurar, eventuamente o livro terá sido também editado em 1958? Ou usava-se nessa época uma edição anterior?

    Muito obrigado de antemão e os meus cumprimentos,


    Jose

    ResponderEliminar
  9. OLá, mais uma vez.
    Será que também me poderia enviar o pdf dêste Livro(a côres).
    Muito agradecido.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, possuo um livro de leitura. ULISSES DE MACHADO, ANO 1920. SEGUNDA CLASSE DO ENSINO PRIMARIO GERAL. APROVADO OFICIALMENTE NO
    DIARIO DO GOVERNO DE 30 JANEIRO DE 1922.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde agradeço a que souber responder. Tenho em minhas mãos o livro da 4 e5 classe ( livro de leitura) Ulisses Machado não sei o ano mas pelas minhas contas de vê ter mais de 100 anos eu gostaria de saber o valor. Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...