Avançar para o conteúdo principal

História da Fátima contada aos pequeninos

 historia de fatima laura costa 01
Numa altura em que o país católico se prepara para receber o Papa Bento XVI, que visitará Lisboa, Santuário de Fátima e Porto, já nos dias 12, 12, 13 e 14 deste mês de Maio, trazemos à memória o livrinho "História da Fátima contada aos pequeninos", uma edição da Majora, com textos do  P.e Armando Pereira e magnificamente ilustrado pela artista Laura Costa, muito popular e apreciada pelas ilustrações de inúmeros livros de contos e fábulas, sobretudo para a Majora e que deliciaram o imaginário de várias gerações de crianças e adolescentes. Também ilustrou vários livros de tematica religiosa, alguns dos quais falaremos noutras oportunidades, incluindo o I Volume do Catecismo Nacional, nos anos 50. 
 
Este livro não tem data impressa mas tudo leva a crer que seja dos anos 50.
Laura Costa captou como ninguém a beleza característica do vestuário tradicional português do fim do séc. XIX e princípios do séc. XX pelo que as suas ilustrações estão recheadas de pormenores e apontamentos repletos de um bucolismo que eternece. O seu estilo é inconfundível. Dentro da mesma linha, são famosos os seus postais de Natal e a série de vestuário que ilustrou também para uma colecção de postais (de que falaremos noutra altura) emitidos pela conhecida marca de S. João da Madeira, a Oliva.

Fiquem com as ilustrações do livro "História da Fátima contada aos pequeninos":

historia de fatima laura costa 02

historia de fatima laura costa 03

historia de fatima laura costa 04

historia de fatima laura costa 05

historia de fatima laura costa 06

historia de fatima laura costa 07

historia de fatima laura costa 08

historia de fatima laura costa 09

historia de fatima laura costa 10

historia de fatima laura costa 11

Comentários

  1. Anónimo12:21

    Icrível, muito bom, seria possível enviar-me por e-mail 'Historia de Fátima' e o catecismo ilustrados por Laura Costa. Meu e-mail: ventorumdominus@hotmail.com. Esse material ainda pode ser utilizado na catequese, não importa a época em que foi feito, a doutrina católica não muda.
    E. Desiderio Resende

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Tenho um blog de Livros Católicos para Download

    http://alexandriacatolica.blogspot.com

    Gostarai de saber se posso colocar este seu material e o Doutrina Católica (catecismo) em meu blog.

    Ficaria lhe muito grata se me enviasse para o email

    alexandriacatolica@ymail.com

    os livros q vc tem de religião e claro, colocarei a fonte de seu blog.

    Desde já agradeço,

    A_Catolica

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:22

    Mto Lindo esses livros antigos, eu gosto muito, em especial dos que contam a história de Fátima. Não tem mais algum para postar?
    Gabriel Vitor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...