Avançar para o conteúdo principal

Arthur and the Square Knights of the Round

arthur_0

Quem não se lembra da série de animação "Arthur and the Square Knights of the Round" ?
Trata-se de uma série de 35 episódios de cerca de 25 minutos cada, produzidos em 1966 pela australiana "Five Arrows Films".

É uma alegre paródia à volta da popular lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda com os nomes do próprio Rei Artur,  a raínha Guinevere, o cavaleiro Lancelot, o mágico Merlin, o sempre desastrado Cavaleiro Negro, a feiticieira Morgana e outras divertidas personagens.

Não tenho informações quanto ao ano da primeira exibição da série na RTP, mas pessoalmente recordo-me de a ver na primeira metade dos anos 80, portanto na era da RTP a cores.
Adorava a série e as trapalhadas do dia-a-dia de Camelot, o reino de Arthur, talvez pelo universo e cenário tão dados a aventuras como é a Idade Média e que muitas vezes foram pretexto e argumento das minhas brincadeiras de criança.

Para recordar, fica abaixo o clip do vídeo de abertura da série, um pouco dentro do estilo da produtora norte-america, Hanna Barbera, referente a outras grandes séries de referência na animação como The Fintstones, The Roman Holidays e muitas outras.

arthur_2

arthur_1

lencelot

Comentários

  1. ling shung15:47

    Se queres matar saudades, esta série está disponível na net, são 3 de 4 volumes, procura pelo nome original ou por "arthur e os cavaleiros da tavola quadrada", há cerca de 3 meses atrás saquei a série em inglês e sem legendas e disponibilizado por um site brasileiro.

    ResponderEliminar
  2. ling shung16:57

    Podes-me ajudar a descobrir o nome de duas séries juvenis, uma de finais de 70 e outra de inícios de 80? As pistas que tenho são: na de 70 a única memória que tenho é de alguns putos ou jovens a observarem de cima de uma colina, um par de namorados ou vilões deitados atrás de uma carrinha, pensava que se tratava dos Pequenos Vagabundos, mas não. Num outro blog falam numa série de finais de 70 chamada "A Ilha Misteriosa", será este o nome da série?. Na de 80 é uma série onde entra um hidroavião pilotado pelo pai dos dois jovens protagonistas da série.

    ResponderEliminar
  3. ling shung:
    Terei que consultar as minhas memórias, mas assim de repente parece-me ser a Ilha Misteriosa.
    Quanto à série do hidrovião, se for a que eu penso ser, já falamos nela:

    http://santa-nostalgia.blogspot.com/2009/06/o-salva-vidas-voador-baileys-bird.html

    ResponderEliminar
  4. ling shung22:27

    Obrigado, é exactamente esta série " O Salva-Vidas Voador ". Quanto à série dos anos 70, talvez seja então " A Ilha Misteriosa ", creio que passou em 1977 ou 78. Já agora, conheces uma série que passou na SIC entre 1997 e 1998 aos Domingos de madrugada, que ficou conhecida entre nós como " Gémeos ", que era uma espécie de " O Fugitivo " dos anos 90 onde o protagonista era perseguido pelo FBI, devido aos assassinatos do irmão gémeo que ninguém conhecia. Creio que a SIC, não passou a série completa ou então não comprou a 2ªTemporada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...