Tergal - Impermeáveis
Vai de chuva o tempo, de norte a sul. Vinham, pois, a jeito, os impermeáveis Tergal. Mas desconheço se ainda se fabricam e comercializam. Provavelmente, não. Mas sim pela década de 1960, altura em que foi publicado este cartaz publicitário.
A Sociedade Portuguesa La Cellophane, L.da, terá sido constituída na década de 1960, com sede na cidade do Porto, mas em 1968 foi tranferida para Grijó - Seixezelo - Vila Nova de Gaia. A empresa era detida por vários sócios incluindo a francesa Societé Anonyme La Cellophane, fundada em 1913 por J. E. Brandenberger, com sede em Paris. Em Portugal representava os produtos Tergal.
Segundo a Wikipédia, Tergal é uma marca registrada de uma fibra sintética feita de poliéster . A palavra tergal também se refere ao tecido produzido a partir desta fibra, muitas vezes misturada com algodão ou lã
Tergal é uma fibra sintética, formada a partir de tereftalato de polietileno e obtida pela condensação de ácido tereftálico e glicol , que foi inventada em 1950 pela británica Imperial Chemical Industries.
"Tergal" é uma palavra formada a partir de "ter" (para ácido tereftálico) e "gal" ( (la) gallicus , gaulês), que se tornou um substantivo comum. Marca registrada do tecido fabricado na França, em Besançon , desde 1954 pela firma Rhodiacéta , é o equivalente ao terylene inglês e ao Dacron americano.
Em 1972, a Rhône-Poulenc iniciou a produção de tergal na antiga fábrica da Société de la Viscose française em Gauchy , na região de Aisne . A empresa, que se tornou Tergal Industries, foi liquidada em 2009.

Comentários
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.