Temo-la já como uma tradição, a de rabiscar e publicar por aqui alguns postais de natal.
Postais acima: - Clicar para ampliar.
Dois cartazes publicitários do ano de 1961 aos pijamas Silma.
Infelizmente mesmo depois de algumas pesquisas nada encontramos sobre a origem desta marca e se a empresa fabricante ainda existe. São daquelas coisas que apesar de parecer terem tido alguma notoriedade num passado mais ou menos recente, a avaliar pelos anúncios, acabam por não deixar rasto. Será mesmo assim?
Das pesquisas efectuadas pelo menos ficamos a saber que ambos os cartazes foram produzidos pela Agência de Publicidade Belarte, fundada pelo artista gráfico e plástico Roberto Araújo Pereira (1908-1969), conjuntamento com seu irmão Alfredo Araújo Pereira e Mário Neves.
Não nos custas acreditar e é de supor que as ilustrações destes dois cartazes tenham sido de autoria do referido Roberto Araújo Pereira.
Hoje trago à memória o livro de leitura da 4ª classe de autoria de Joaquim Gaspar.
Dimensões: 15 x 20 cm, com capa dura. 144 páginas, com muitas ilustrações e fotografias a cores e a preto-e-branco.
O exemplar que possuo é do ano de 1968 e corresponde à 9ª edição com edição, impressão e distribuição da Atlântida Editora, de Coimbra. A capa tem a fotografia de parte de uma tapeçaria existente na sala de sessões dos Paços do Município do Porto de autoria do Arq. Guilherme Camarinha, intitulada “Hino em Louvor, Honra e Glória da Cidade do Porto“. Como curiosidade, refira-se que esta tapeçaria é a maior de um grupo de três do mesmo autor e que decoram a sala de sessões. As duas mais pequenas, nas paredes laterais da sala têm como temas "A faina no Douro" e "S. João".
A tapeçaria maior e central procura retratar a história da cidade do Porto e foi elaborada entre 1955 e 1958, contendo 8 milhões de pontos, tantos quantos os habitantes da época.
Voltando ao livro escolar, as ilustrações do livro são de autoria de Marques Elias.
O autor, Joaquim Gaspar tem vários outros manuais escolares, nomeadamente o “Vidas em Flôr”, também da 4ª classe e sobre o qual já aqui falamos e com edição posterior ao agora relembrado.
Não foi o meu livro da quarta classe, mas é um belo exemplar e que certamente, até a avaliar pelo número de edições, passou pelas mãos de muitos portugueses. Certamente que serão muitos os que guardam dele boas memórias.
Hoje trago à memória a série de televisão "Gente Miúda" que a RTP transmitia no ano de 1973.
Esta série produzida nos Estados Unidos pela NBC, com filmagens no Hawaii, refere-se ao original "The Brian keith Show", por sua vez com origem no títiulo “The Little People”.
A série retratava um casal de médicos pediatras que trabalhavam numa clínica médica em Oahu, no Hawaii, lidando com os problemas e desafios próprios.
Os principais actores eram Brian Keith como Dr. Jamison, Victoria Young como esposa deste, no papel da enfermeira Puni, e a filha de Keith, Dr.a Anne Jamison, interpretada por Shelley Fabares.
A série teve duas temporadas, com um total de 47 episódios com cerca de 30 minutos cada e foi produzida entre 1972 e 1974.
Brian Keith – Dr. Jamison
Shelley Fabares – Dr.a Anne Jamison
Victoria Younk – Enfermeira Puni
A família Jamison
Hoje trago à memória a série de televisão "Os Protectores", no original "The Protectors" exibida em 1973 pela RTP.
Trata-se de uma série inglesa, de acção, aventura, crime e suspense, com uma tripla de actores Robert Vaughn, Nyree Dawn Porter e Tony Anholt, interpretando Harry Rule, Condessa de Contini e Paul Buchet, respectivamente.
Foi produzida entre 1972 e 194 e teve duas temporadas com 52 episódios com duração de cerca de 25 minutos cada.
Harry e a Condessa de Contini são uma dupla de detectives pertencentes a uma organização chamada "Os Protectores". A série foi rodada em diversos países da Europa.
Na RTP tenho memória de vários episódios mas não consegui confirmar se a série foi ou não exibida na sua totalidade.
No Youtube facilmente se podem visualizar vários episódios da série.
Cartaz publicitário dos refrigerantes Sucol- Anos 80.
Os produtos sob a marca Sucol foram lançados em 1980. Foram desenvolvidos e lançados pela empresa proprietária e fabricante da já popular Sumol.
Como a vida dá muitas voltas, também as dá no mundo empresarial. Desde então o refrigerante de laranja designado de Sumol criado em 1954 pela empresa Refrigor, esta com origem em 1945, funde-se em 2001 com a Compal, dando lugar à Sumol + Compal e por sua vez a marca Sucol foi vendida em 2010 à parceria empresarial Diviril Indústria - Produção de Sumos e Refrigerantes, S.A., com instalações no Carregado, fundada em 1967 e à Melo e Abreu, fabricante de cerveja de Ponta Delgada – Açores. Esta venda foi determinada pela Autoridade da Concorrência no âmbito da fusão da Sumol com a Compal.
A Sucol continua a ter bons produtos mas sem a popularidade e notoriedade inerentes aos produtos Sumol. Pessoalmente, não sendo um frequente consumidor de refrigerentes, não gosto de todo dos produtos Sumol e tenho-os como com muita fama mas pouco proveito. Em todo o caso é sem dúvida uma das marcas emblemáticas do nosso mercado de refrigerantes.
A Kolynos foi uma empresa e marca norte-americana de dentifrícios fundada em 1908, na cidade de New Haven, Connecticut. A fórmula do creme...