O novo livro de leitura da 4ª classe - 1973
Hoje falo do livro escolar " O novo livro de leitura da 4ª classe", uma edição de 1973 da Porto Editora, de autoria de António Branco.
O livro, com capa dura, apresenta as dimensões de 150 x 210 mm, com 144 páginas.
Sendo um dos últimos manuais do tempo de Estado Novo, imediatamente anterior ao 25 de Abril de 1974, é simultaneamente um dos melhores livros de leitura do ensino primário de sempre, quer pela qualidade e diversidade dos textos, quer pelas excelentes ilustrações de Eugénio Silva e pela sua qualidade gráfica geral. Por outro lado, António Branco era um autor experiente que produziu excelentes edições de manuais para o ensino primário, nomeadamente nas disciplinas de História e Ciências Geográfico-Naturais. É caso para se dizer que hoje já não se fazem livros assim.
Para além da qualidade geral do livro, de referir a introdução de histórias com recurso à técnica da banda desenhada, uma das especialidades do ilustrador.
Outros tópicos sobre livros escolares:
Livro de leitura da primeira classe
Cadernos escolares - Monumentos
Cadernos escolares - A família Pituxa
Livro de leitura da segunda classe
Livro de leitura da terceira classe
Livro de leitura para a 4ª classe
O livro da primeira classe - 1954
Caderno escolar - João de Deus
Olá, chamo-me Cecília, tenho 43 anos e tenho este livro... a partir da pag.20.
ResponderEliminarHá anos que tento lembrar-me do conto da pag. 11 "Nem por graça se deve mentir", porque gostaria de a contar exactamente às minhas filhas.
Seria muito pedir o favor de digitalizar essa página e me enviar?
cecilia_soares@sapo.pt
Se for possível, agradeço imeeeenso!
Cecília Soares
Cecília,
ResponderEliminarobrigado pela visita.
De facto este livro é muito bonito e repleto de boas lições (escolares e de vida).
Quanto ao pedido, já lhe remeti a digitalização.
Volte sempre.
Olá chamo-me Teresa,tenho 46 anos e gostaria de saber onde posso adquirir o livro da 4ª classe de 1973.
ResponderEliminarPf dar resposta para o meu email:
ters_lopz@hotmail.com
Obrigada. Até breve.
Teresa Lopes.
Olá!
EliminarEste livro foi o meu livro de leitura da 4ª classe no ano letivo 1969/1970. Por isso uma primeira edição deve ser pelo menos de 1969.
sou uma mulher de 37 anos, amei a escola, induzo a mimha filhota de 5 anos e meio, que a escola é um bem saber da vida, so espero que seja uma aluna exemplar como eu, iniciei a minha escola aos 6 anos de idade, ms quando entrei para a 1ª classe na escola, ja ia com a materia até a3ª classe aprendida, tive dificuldade em me adaptar por ja ir mto adiantada em relaçao aos meus colegas. fui discriminada por alunos, e professores...... levei mta pancada injustamente por saber de saber demais.
ResponderEliminarSOU PROFESSORA E DURANTE TODO ESTE TRAGETO ENCONTREI DE TUDO NA ESCOLA: ENCONTREI COLEGAS QUE DESCARREGAVAM NOS ALUNOS TODA UMA VIDA DESGRAÇADA QUE TRAZIAM DE CASA,ENCONTREI OUTRAS QUE LECIONAVAM COM O METODO FIXÓIDE), PONDO OS ALUNOS A FAZER FICHAS DURANTE TODA A AULA TINHAM TEMPO PARA TUDO! cONHECI OUTRAS AINDA, QUE SE QUEIXAM DE NÃO TER TEMPO PARA NADA (COITADA DA MINHA MÃE9, ERA UMA HEROÍNA! PODEM ACREDITAR QUE FOI NESTES MOMENTOS QUE DESEJEI SER UMA PROFESSORA DIFERENTE UMA PROFESSORA QUE DEIXA-SE TESTEMUNHO DASUA VIDA PROFISSIONAL. ENFIM SER ALGUÉM QUE CHEGOU PARA ACABAR E CONFRONTAR TUDO AQUILO QUE VIU E ASSISTIU
EliminarAinda bem que não se identifica... porque uma professora tão competente como afirma ser, não deveria escrever 'trageto' no lugar de trajeto nem 'deixa-se'no lugar de deixasse. Como ensinou os seus alunos a escrever sem erros, ao longo desse seu brilhante trajeto? É que, infelizmente para si, há professores (tão competentes, mas menos "gabarolas") que, de vez em quando, dão uma vista de olhos nestes comentários... Além disso, falar mal dos colegas, não lhe fica nada bem!!! E, ainda, grande parte das suas colegas, também são mães, heroínas como a sua, mas, talvez, não tão acomodadas, não tão resignadas e, quiçá, não tão salazaristas...
EliminarGostava de comprar este livro. Se alguém souber onde está à venda agradeço que me informem para o m/ email:lucilia.roc@gmail.com
ResponderEliminarCumprimentos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEu estudei neste livro em 1972!
ResponderEliminarQuanto eu gostava de poder encontrar este livro. Já procurei por tudo o que é sitio, mas infelizmente não encontro. Se alguém o puder encontrar, por favor imformem-me.
mariopied_jose@hotmail.com
Olá, que bom que foi rever aqui algumas páginas deste magnífico livro, do meu 4º ano, em 1976/77! Obrigada! Seria maravilhoso obter este livro em PDF, se alguém o tiver será possível deixar aqui o link ou enviar para lmariavicente@sapo.pt, desde já o meu obrigado!
ResponderEliminarBoa tarde, solicito o envio deste livro em pdf para: jgermanotavares@gmail.com
ResponderEliminarCom os melhores cumprimentos
Já tem o PDF?
EliminarPode enviar para vsvmoldes@vsv.pt
Boa tarde, solicito o envio deste livro por pdf.
ResponderEliminarCumprimentos,
Joaquim Tavares
Será que me pode enviar o pdf? adrianasousabajouco@gmail.com
ResponderEliminarObrigada
Gostaria de felicitar pelo blog,trouxe-me tantas boas recordações.Em relação aos livros da escola primaria ,havia um texto que eu gostaria de voltar a ler intitulava-se A pomba e a rosa. Não sei de que ano era o livro ,mas seria dos anos 70.Obrigado
ResponderEliminarCeleste, o texto de que nos fala faz parte do livro de leitura da primeira classe com ilustrações de Luís Filipe de Abreu e Maria Keil. Se nos contactar para o nosso email forneceremos cópia dessa página.
ResponderEliminarAt.te
SN
Eu usei este livro na 4ª classe, em 1973.
ResponderEliminarJá não o tenho e gostaria de ter. Será possível, pelo menos, ter o PDF?
Obrigada
Boa tarde, continuo a solicitar o favor do envio em pdf deste livro.
ResponderEliminarCumprimentos,
Joaquim Tavares
Boa tarde seria possível mandar-me o PDF. Obrigada
ResponderEliminarBoa tarde, penso que a história das 3 peneiras é deste livro (foi o meu livro). Gostava de a ter digitalizada .Obrigada!
ResponderEliminarGostava de receber a digitalização da história as 3 peneiras. Obrigada!
ResponderEliminarHá forma de comprar o manual da versão de 1973?
ResponderEliminarGostava de ter este livro em PDF, agradecia se me pudesse enviar, memórias de infância, que não se apagam. Bem haja.
ResponderEliminarmaria.leonor.nsilva@gmail.com