O livro da primeira classe - 1954
O Livro da Primeira Classe - Ensino Primário Elementar
Autor: Ministério da Educação Nacional
Editora: Editora Educação Nacional, L.da - Porto
Ano da edição analisada: 1954
Formato: 173 x 225 mm - 144 páginas
Ilustrações: Raquel Roque Gameiro.
Trata-se de um dos mais bonitos livros de leitura do ensino primário, nomeadamente da primeira classe. Em formato generoso e de capa dura, segue o esquema habitual de ensino na época, principiando pelas vogais, partindo para as consoantes, com leituras de acordo com as letras aprendidas.
Tem ainda uma secção destinada à aprendizagem da doutrina cristã (páginas 91 a 112), com as principais verdades da fé católica, mas também com noções e princípios dos deveres cívicos.
A terceira secção é dedicada ao ensino da aritmética (páginas 113 a 144), com a aprendizagem dos números e sua noção, noção de quantidades, exercícios com as operações de soma, subtracção, divisão e multiplicação. Todos os exercícios estão profusamente ilustrados ajudando em muito o processo de compreensão e aprendizagem. Reúne conhecimentos que nos nossos dias só são adquiridos já ao nível da terceira ou até mesmo da quarta classes o que não surpreende se tivermos em linha de conta que a antiga quarta classe comportava um desenvolvimento e conhecimentos agora adquiridos apenas ao nível do nono ano.
Um dos aspectos de todo o livro é a qualidade das suas ilustrações, de autoria de Raquel Gameiro, com belas cores, tornando a sua leitura num exercício agradável.
Foi livro único durante bastantes anos pelo que é hoje muito recordado por muitos portugueses.
Como eu me lembro destes livros todos, as saudades que me deu...
ResponderEliminarExcelente blog, vou começar a visitá-lo mais vezes...
Sandra C.
Sandra,
ResponderEliminarObrigado pelas palavras.
Volte sempre que quiser.
Santa Nostalgia
Nos já distantes anos de 1943, foi este o meu Livro da Primeira Classe, ainda que com uma capa diferente!...Hoje, já com 72(quase 73) anos de idade, tenho uma imensa saudade desses tempos(mas não da situação internacional dessa altura em que estavamos no auge a II Guerra Mundial, de má memória!...)
ResponderEliminarOctávio Botelho-Ribª.Grande-S.Miguel-Açores
No já distante ano de 1943, foi este o meu Livro da Primeira Classe que, embora com capa diferente,era igual em conteúdo interior.Hoje com 72 anos(quase 73 de idade)ainda tenho saudades dessa época, em que era menino e moço!Devo no entanto dizer que, da situação internacional que se verificava naquela altura, não tenho qualquer saudade, pois estávamos no auge da II Guerra Mundial, de tão má memória para quem passou por ela!...
ResponderEliminarOctávio Botelho-Ribª.Grande-S.Miguel-Açores
Gostaria de saber onde posso comprar esse livro, nao consigo encontrá-lo em lado nenhum.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarPode encontrar os 4 livros, da 1ª à 4ª classe, por 57€ ou cada volume por 14,70€ na Editora:
http://www.editoraeducnacional.pt/pt_pt/maxshop/produto/31/livros-reeditados/pack-/
Boas recordações ;)
o meu livrinho da 1ª classe! meu e dos meus 3 irmaos, q naquele tempo nao havia luxos.
ResponderEliminarmas fui eu q o "estreou", novinho em folha, com cheirinho a livro novo, hábito q ainda hoje tenho, cheirar sempre os livros quando os compro (cada tolo tem a sua mania!)
abraço
rosamaria
Que saudades da leitura destes belos livros onde eu aprendi a ler e a escrever com os meus excelentes e dedicados professores saíamos da escola com a quarta classe a saber mais que hoje no 12º,ler,escrever,história,ciências,geografia,aritmética,gramática etc
ResponderEliminarSinto inveja de quem tem saudades dos livros da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª classe da instrução primária. Em 1952, com os meus 7 anos de idade a minha mãe levou-me á escola de pés descalços (o calçado era para os mais abastados)percorrendo dois quilómetros de terra batida (na minha aldeia não havia estradas alcatroadas). Levava uma sacola de sarapilheira e, simplesmente, uma ardósia e um lápis de igual condição. livro da 1ª classe não tinha. Quando fiz a 4ª classe com 11 anos fui trabalhar com os meus pais na agricultura (trabalho infantil!). Hoje, com os meus ainda jóvens 65 anos de idade, não sou "saudosista" por que jamais esqueço quão difícil foi a minha infância (revejo-me nos homens que nunca foram meninos).
ResponderEliminarCom os meus cumprimentos
António Carvalho
Ainda bem que repõe algumas coisas no seu lugar. Eu, que não conheci essa tristíssima realidade, e aprendi a ler por esses livros, recordo a brutalidade das professoras, algumas realmente sádicas, sobretudo com as crianças mais desfavorecidas. Mas os livros são deliciosos. Saudades? Depois de ter crescido e sabido o quão diferentes à face da lei eram as crianças do meu pais, desses tempos só tenho desgosto. Pelos meninos e meninas que nunca foram crianças. Obrigada pelo seu comentário Antonio Carvalho.
EliminarSinto muitas saudades desse tempo, embora o mesmo não fosse propriamente um mar de rosas. Recordo os livros que nunca tive, mas mesmo assim me ensinaram a vontade de vencer.
ResponderEliminarOs filhos dos muito pobres dessa altura até o trabalho lhe era negado, o que lhes era proporcionado era a escravidão, mas mesmo assim há sempre algo de bom que fica, já que mais não seja a partilha que sempre me acompanhou
Com estima
Antónia Oliveira
Este blog ajuda a completar o puzzle da infância ao qual já faltam peças, perdidas no tempo. Que agradável surpresa! Sem saudosismos, mas com o gostinho adocicado da nostalgia. Parabéns! Vou voltar.
ResponderEliminarKitucha (nickname da minha meninice, na altura com Q em vez de K)
Gostava tanto que a minha filha de 7 anos pudesse observar as páginas destes livros e sonhasse como eu estou a sonhar neste momento! Por favor ajudem-se a incutir-lhe o gosto pela leitura e pela escrita. Foi à procura do passado que encontrei este maravilhoso blog. Obrigado. O meu mail é: mila1966@sapo.pt
ResponderEliminarMeu querido livro de leitura da primeira classe...Contigo entrei na aventura das primeiras letras, das palavras e das histórias.
ResponderEliminarAntes da entrada na escola primária, pedia á minha mãe que entretanto aprendeu a ler com os meus irmãos mais velhos, “pois nunca andou na escola” para me ler as histórias, sonhando com o dia em que o pudesse fazer por mim própria.
Jamais esqueci o meu primeiro livro. Principalmente no início onde apareciam as cinco vogais associadas às gravuras que começavam com a respectiva letra. Também a letra H com o boneco a unir os lábios explicar que o h é letra muda, a lição da feira e a da Emilita que faziam a transição da primeira para a segunda fase do livro. Mas, sinceramente da capa não me lembrava.
Hoje com 63 anos, ao inquirir o motor de busca sobre livros da primeira classe, ele traz até mim o seu blog, eu senti o verdadeiro sentido da palavra nostalgia.
Obrigada Santa Nostalgia.
Santa nostalgia!
ResponderEliminarLINDO....... OBRIGADA
ResponderEliminarBoa tarde
ResponderEliminarSe calhar esta informação que vos deixo,já vem um pouco tarde.
Todos estes livros antigos da primária,encontram-se á venda nas estações dos correios.
São da Porto Editora,e rondam os 14/15 euros cada um.A principio nem queria acreditar,até que me decidi pegar num,e foi como que um relâmpago,um clarão que de imediato me transformou para a minha saudosa sala de aula onde fiz a quarta classe,de 1960,a 1964.Muitas saudades desse tempo,apesar da miséria,e da ditadura,podíamos andar de noite tranquilos que não havia medo!
Não,não sou saudosista de Salazar,nem do antigo regime,sou saudosista do respeito,da honradez,e das brincadeiras inocentes que as crianças praticavam no recreio da escola.
Olá boa tarde! Gostaria de receber o livro em pdf seria possível? Cumprimentos,
ResponderEliminarSofia Nunes.
sofiajfnunes@gmail.com
Boa tarde.
ResponderEliminarMagnífico trabalho! Será possível receber em pdf os quatro manuais da primária adotados entre 1964 e 1968 ? O meu mail é:
mariamoreiradesousa@gmail.com
O site do Ministério não está acessível.
Grata pela atenção
também adorava ter em pdf para mostrar à minha mãe, cat1313@gmail.com
EliminarEu tenho os 4 livros ainda em caixa em muito bom estado, entre em contacto comigo, Agradecido
EliminarEu tenho os 4 livros para venda
EliminarP.F. preciso encontrar os 4 livros de Leitura da 1ª. à 4ª. classe da época 1967 a 1970. os 4 livros em Bom estado e Bom preço do conjunto.
ResponderEliminarSe arranjas diz para o meu mail, claralves@portugalmail.com. Obrigada .
C.M.M.B.A.
ola boa noite sainta nostalgia que feleçidade ver este blog todos os meus livros de minha infancia até pareçe que me veio aquele cheirinho de tinta quando o abri pela primeira vez apoz que a professora me pois nas maos aque livro acabado de chegar !!!! poderiao me fazer o favor de me dizer onde posso os encontrar ou me enviar o PDF , seria muito feliz obrigado alexandra.martinez71@gmail.com
ResponderEliminarProcuro o alfabeto da língua portuguesa em meados do século XX (quantas letras e quais).
ResponderEliminarTem alguma ideia sobre o assunto?
Antecipadamente grato pela possível informação,
José Morais
jose.i.morais@gmail.com
Óptimo trabalho.
ResponderEliminarDesde 1954 a 1958, foram os meus livros escolares. Tive um professor excelente, onde aprendi a escrever, a ler e a contar. Como éramos muitos irmãos e eu fui o primeiro a fazer a quarta classe, tive que ficar por ali, não havia possibilidades de continuar os estudos,e foi assim, só mais tarde, como adulto continuei os estudos, já por minha conta.
ResponderEliminarSó tenho a dizer que tudo o que aprendi até á quarta classe foi superior ao que estava a aprender.
Hoje digo aos meus filhos em conversa, sobre qualquer tema que aprendi na quarta classe, eles riem, aos meus netos eu ensino coisas que aprendi na quarta classe, eles admiram-se, pois com estudos bem superiores não sabem, nunca deram essa matéria, é verdade que tínhamos que decorar muita coisa, mas serviu para o futuro, não faz mal a ninguém um pouco mais de cultura, se falamos de Salazar, pois ele existiu, e é bem que não nos esquecemos disso, para não cairmos outra vez no mesmo, eu refiro-me por exemplo a saber onde se situam os rios, as serras, as províncias, para nos podermos situar. Só mais um exemplo que se passou comigo no 11ºano, o professor de português disse-me no fim do ano que nunca tinha dado 20 valores a nenhum aluno, era um escritor, que tenho vários livros dele, onde se pode ler como autografo, que diz ao meu excelente aluno José Oliveira. Isto devo muito á instrução primária que tive.
Obrigado pelo regresso da nossa história. É verdade, com este livro aprendíamos o essencial sobre quase tudo, o necessário para entrarmos na vida activa, da primeira à quarta classe, a matéria era prática e dava-nos as bases para desenvolver-mo-nos em sociedade. Mas como a perfeição em qualquer época não existe, nunca encontraremos o livro ideal para o desenvolvimento da sociedade e cidadania perfeitas.
ResponderEliminarAprendi aliaz aprendemos todos. Já vi á venda nos CTT .
ResponderEliminarBoa noite!! Gostaria de receber em pdf os 4 livros, da 1ª à 4ª classe. Meu email: analu.ribeiro@gmail.com. Há possibilidade? obrigada.
ResponderEliminarBoa tarde camaradas eu também passei por essa escola. EAM. VILA FRANCA DE XIRA. Sou o Capelão 205484. Meu tlf. +34654097478 whatsapp.
ResponderEliminarPodem também aderir ao grupo de whatsapp desse ano 1984
https://chat.whatsapp.com/BD4vwk3yaKD1t76KGYGVZx
Boa noite. Gostaria de receber em pdf os 4 livros, 1969 a 1974 da 1ª à 4ª classe. Meu email: fialhanacristina22@gmail.com. Há possibilidade? obrigada.
ResponderEliminarOlá a todos. Sou mãe e faço ensino doméstico ao meu filho em França. Ando há muito tempo à procura destes manuais. Gostaria imenso de receber em PDF os quatro livros da primária, por favor!
ResponderEliminarlara.thenriques@hotmail.com
Muito grata! 🙏
Votos de um excelente dia!
Quem se lembra do nome da menina que estava no livro a limpar uma cadeira logo no início do livro? Obrigado.
ResponderEliminar