Avançar para o conteúdo principal

Caderneta de cromos de caramelos - Vigor e Desporto - A Francesa

 

Hoje damos a conhecer outra colecção de cromos de caramelos, desta feita a VIGOR E DESPORTO, uma edição de A Francesa, da época de 1964. A bela capa apresenta-nos, supostamente, um clássico do futebol português, o Benfica-Sporting. Será?

Equipas que integram a colecção:

Benfica, Sporting, Porto, Belenenses, V. Guimares, V. Setúbal, Académica, CUF, Leixões, Lusitânio Évora, Sp. Braga, Sp. Covilhã, Varzim, Barreirense, Salgueiros, Olhanense, Seixal, Atlético.

A colecção segue a linha editorial do que era norma na época e característica das cadernetas de cromos de caramelos, ou seja, 11 cromos por equipa. Nesta colecção o emblema faz parte da caderneta. Nalgumas colecções o emblema é em si um cromo.

Nesta colecção, o jogador é apresentado na característica pose de corpo inteiro, sobre um fundo azul e a parte superior com relvado a verde. Por detrás do jogador junto ao relvado é representada uma bola dourada. O nome do clube é inscrito na parte superior do cromo numa espécie de arco ou faixa. O número e o nome do cromo é apresnetado na parte inferior, sobre uma faixa vermelha.

É certo que na maior parte das colecções de cromos de caramelos, a qualidade gráfica de cada cromo era pobre e algo esborratada, mas depois de completada a equipa o resultado do conjunto era bastante apelativo. Aliás, a diversidade das diferentes colecções residia precisamente no cenário de cada cromo e no esquema da caderneta, já que de resto as fotografias base dos jogadores eram muitas vezes repetidas época após época, sendo comuns até em diferentes editoras, o que poderia advir de acordos entre as mesmas, tudo em nome da baixa de custos da produção dos cromos.

Como não podia deixar de ser, esta, a exemplo de outras semelhantes, é uma caderneta extremanente rara e valiosa.

cromos de caramelos vigor e desporto capa santa nostalgia

cromos de caramelos vigor e desporto capa int nostalgia

Não esqueça de visitar outros artigos semelhantes no tópico Cadernetas.

*****SN*****

Comentários

  1. Sou autor do blogue "Glórias do Passado", in www.gloriasdopassado.pt.vu, espaço especialmente dedicado ao Vitoria de Guimarães e onde são recordadas historias e personagens do passado.

    Para elaborar esse trabalho foi coleccionando varios artigos dedicados ao Vitoria, especialmente, colecções de futebol.

    Assim, se fosse possivel, gostaria que me enviassem, com a maxima qualidade possivel, a pagina do Vitoria de Guimarães nesta colecção Vigor e Desporto 1964 - A Francesa.

    Email: gloriasdopassado@gmail.com

    Obrigado

    Alberto de Castro Abreu

    ResponderEliminar
  2. Oi Amigo . ainda está interessado?


    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...