Mensagens

Wella Flex – Leve e livre

Imagem
  Cartaz publicitário à laca para cabelo Wella Flex, da Wella , cuja longa História começa em 1880 na Alemanha. A laca para cabelo sempre foi um produto presente sobretudo nos cabeleireiros femininos, mas também nas barbearias, mesmo nas mais recônditas aldeias. Nos anos 70, com a moda dos cabelos compridos, a laca Wella Flex, ou outras de custo mais acessível, funcionava como uma espécie de domador de ondas e caracóis, o que nem sempre era fácil. Pessoalmente nunca usei pois quando experimentava ficava com a sensação de cabelo empastado. É verdade que o produto foi evoluindo e certamente hoje a coisa pia mais fino. No entanto, sendo o cartaz do início dos anos 70, já apregoava atributos capazes de deixar o cabelo flexível, sedoso e brilhante, saudável, flexível e…sem resíduos. Para cabelos normais e oleosos. Tudo fantástico. Seja por isso ou não, a verdade é que a marca é uma das mais conceituadas e utilizados pelos profissionais na arte de moldar os cabelos.

Rexina – Um mar de espuma

Imagem
  Voltamos a recodar o sabonete Rexina, num cartaz publicitário de 1972 que nos remete para a frescura da praia. A mensagem publicitária destaca a nova embalagem e, como seria lógico, novas qualidades a ponto de considerarm o sabonete um…novo Rexina.   - Tópicos relacionados ou nem por isso: Sabonetes Scott´s Sabonete Feno de Portugal - Os aromas da natureza Sabonete Rexina - Há sempre lugar para mais um... Sabonete LUX - Cheirinho a mulher Sabonete LUX - Mulheres e glamour Sabonete Lux - Susan Strasberg Sabonete LUX - Ursula Andress Sabonete Floral Nature Sabonete LUX – Mylene Demongeot Sabonete Gessy

Tulicreme – Doce creme…creme doce para pão!

Imagem
Com um novo cartaz publicitário de 1972, voltamos à memória de outros tempos do Tulicreme, uma das marcas clássicas dos cremes de barrar. Nas variedades chocolate ou avelãs, poucos lhe resistiam. Quando estou a fazer este artigo, está mais ou menos na hora do lanche, pelo que fica mais forte a memória e saudade das horas de merenda a meio de uma brincadeira, na hora do recreio ou até numa pausa do trabalho. Sim, hoje soa a estranho, mas nesses tempos as crianças também trabalhavam ajudando os pais. Hoje, com sorte, as “crianças” começam a trabalhar aos 25 ou 30 anos. - Anteriores artigos sobre o Tulicreme: Publicidade nostálgica - Tulicreme Tulicreme - Creme de barrar de chocolate Tulicreme - ...e as crianças adoram chocolate!

Borotalco Ausonia

Imagem
  Há precisamente 1 ano, trouxemos aqui à memória o borotalco Ausonia, uma das clássicas marcas deste produto associado à higiene íntima dos bébés. Hoje voltamos a recordar a marca e o produto com um antigo cartaz publicitário, melhor dizendo, dois cartazes que se complementavam. Apesar da curiosidade da sequência, não se percebe em concreto o objectivo. Coisas e particularidades da publicidade de outros tempos, as quais, verdade se diga, justificam um certo fascínio que desperta nos nossos dias.   - Tópicos relacionados ou nem por isso. Sabonete e pó-talco Bebex Ralay Baby – a higiene para o bébé Produtos de higiene para bébé – Johnsons Pó Talco Tandem

Cera Galo

Imagem
  A cera para soalhos e móveis da marca GALO é uma das saudosas memórias. Desconheço se ainda se fabrica, mas em meados dos anos 60, de acordo com o cartaz publicitário abaixo reproduzido, era uma das marcas de prestígio. As suas características embalagens, semelhantes às clássicas latas de graxa para calçado, mas maiores, com cerca de 15 cm de diâmetro,  depois de vazias e limpas serviam para as donas de casa guardarem agulhas, botões e até trocos, como fazia  minha mãe. A marca disponibilizava vários tipos e cores de cera: Alfazema, amarela, castanha, branca, pigmentada, vermelha e até limão, de acordo com a lata abaixo por nós desenhada a partir do modelo de uma velha embalagem já corroída. - Tópico relacionado ou nem por isso.

Margarina Flora

Imagem
Já tivemos a oportunidade de trazer aqui à memória uma das emblemáticas marcas, a Planta , então associada ao produto margarina. A Planta foi introduzida em Portugal em 1958 e depois de passar para o grupo Unilever , actualmente é detida pela Upfield . Para além da Planta, outra marca muito popularizada, foi a Flora , introduzida no nosso mercado uma década depois, em 1968, que também fez parte do grupo Unilever mas que desde 2017 pertence igualmente à Upfield. De resto esta empresa detém outras populares marcas como a Becel. Nos nossos dias, apesar de produtos duvidosos quanto aos aspectos de saúde, continuam a ser marcas de referência e apesar de outras marcas que se vão impondo, continuam a “dar cartas”. Neste sentido é justo publicar aqui um cartaz publicitário da Flora, de 1968, precisamente no ano do seu lançamento. Publica-se igualmente um outro cartaz da Planta. - Anúncio de 1985 à margarina Flora

Leite Pasteurizado – C.P.L.L.

Imagem
Já aqui falamos do leite pasteurizado C.P.L.L., sigla que um dos nossos visitantes teve a oportunidade de informar que se tratava da referência à Cooperativa de Produtores de Leite de Loures, que posteriormente deu lugar à UCAL (União das Cooperativas Abastecedoras de Leite de Lisboa) que também se tornou popular pelos leites achocolatados. A UCAL por sua vez, em 1993,  foi adquirida pela Parmalat Portugal, e o respectivo leite achocolatado continua a fazer parte do portefólio deste grupo de origem italiana. Quase um ano depois, dentro do mesmo esquema gráfico, trazemos à memória um segundo cartaz publicitário, no caso publicado em meados de 1960.