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Sorriso Pepsodent

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  - Cartaz publicitário ao Pepsodente Blue Gel – Meados doa anos 80   A história do dentífrico Pepsodent está relativamente bem referenciada na Web e de forma sucinta diz-nos que é original dos Estados Unidos onde surgiu no início do séc. XX, início dos anos 20, pela empresa Church & Dwight, esta fundada em 1846 em Ewing, New Jersey. Inicialmente o produto era comercializado na forma de pó e que depois evoluiu para a forma de pasta. Tornou-se popular mercê de uma forte aposta na publicidade em programas de rádio. O sabor a mentol e a utilização de um produto conhecido como “ IMP - Insoluble Meta-Phosphate ” , que supostamente removia com eficácia o “amarelo” dos dentes, ajudaram a sedimentar a popularidade do produto e da marca nesses primeiros tempos. Actualmente pelo Google é possível ver imagens de muita e bela publicidade vintage da marca. A Pepsodent começou a perder importância no mercado dos dentífricos em meados dos anos 50 quando empresas concorrentes, em qu

Cerâmica da Pampilhosa

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  - Publicidade de 1907   A Fábrica de Cerâmica da Pampilhosa, de Mourão, Teixeira Lopes & C.a, fundada em 1901 foi uma das três fábricas de cerâmica que laboraram na localidade de Pampilhosa do Botão, do concelho da Mealhada, junto ao entroncamento ferroviário da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta. Ambas, a par de outras unidades industriais que ali se desenvolveram, foram impulsionadas pela passagem do caminho-de-ferro, o que de resto transformou uma pacata localidade num apetecido polo de desenvolvimento industrial. A fábrica aqui referida  encerrou a sua actividade em meados da década de 1990 . Sobre este assunto, será oportuno ler o  artigo documentário incluso no sítio da Junta de Freguesia da Pampilhosa.

Dinamização - Brinquedos

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  Brinquedos Dinamização . Era uma marca muito popular nos anos 80 e isso reflectia-se pela diversa publicidade que frequentemente fazia publicar em várias revistas infanto-juvenis, como são exemplos os cartazes acima. Se a memória me não atraiçoa, creio que os seus anúncios passavam também na televisão. No cartaz em baixo, os belos matraquilhos relacionados ao Naranjito, mascote do Campeonato Mundial de Futebol que em 1982 se realizou em Espanha. Populares, também nos anos 80, eram os cartões (cards) denominados Action Cards, com cartões sobre aviões, barcos e automóveis, incluindo da Fórmula 1. Para além da respectiva imagem de cada modelo, continha dados técnicos sobre o veículo. Estes cartões, para além de pretexto de colecção, eram utilizados num jogo denominado “Action Game” (ver acima imagens e regulamento do jogo). Apesar disso, mormente de ter feito parte indelével do imaginário infanto-juvenil sobretudo na década de 80, as referências na web a e

Auferma – Instrumentos musicais Bontempi

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  - Cartaz publicitário de 1984   A AUFERMA , de Augusto Ferreira Machado, é uma empresa criada em 1956 e que ainda existe embora já desmultiplicada em várias empresas que por sua vez abrangem diversos e diferentes sectores, desde o imobiliário à agro-pecuária, relógios , electrónica e electrodomésticos, continuando a importar e a representar marcas de prestígio como a Grundig e a Sharp. No cartaz acima, anunciava-se os instrumentos musicais Bontempi , importados de Itália. A Bontempi mantém-se como sinónimo de instrumentos para crianças e cujo grupo engloba as marcas de pianos e órgãos electrónicos Farfisa e a marca de brinquedos para bébés e crianças, a Bontoys.

Livros escolares do ensino primário - Ex-Ultramar

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  Para todos aqueles, e foram muitos concerteza,  que frequentaram a escola primária nas ex-colónias ultramarinas, sobretudo em Angola e Moçambique, no sítio Memórias d´África e d´Oriente , da Fundação Portugal-África, num projecto desenvolvido pela Universidade de Aveiro, podem matar saudades e rever alguns dos manuais escolares então usados. São vários os exemplares disponíveis. Como se compreenderá, são diferentes dos usados em Portugal, sobretudo porque neles são introduzidos temas relacionados à cultura, geografia, fauna e flora de cada país para além de tanto os textos como as ilustrações conterem a apologia da irmandade e igualdade entre negros e brancos. Para além da secção dos livros escolares do ensino primário, o sítio dispõe de uma vasta biblioteca de documentos digitais. Um verdadeiro manancial de cultura ao dispor de todos.

Praxes: Integração ou exercício de idiotas?

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  Porque concordo a 101%, tomo a liberdade de transcrever, do jornal “ A Ordem ”  um artigo do conhecido Dr. Daniel Serrão acerca do despropósito de certas praxes académicas que envergonham e não dignificam quem as executa e defende.   Tenho 86 anos e não gosto de fazer figura de Velho do Restelo ou de velho caturra. Mas esta questão das praxes académicas tira-me do sério. Vivo próximo de um Instituto Superior e escrevo este texto ouvindo uma gritaria que sai do espaço do Instituto desde há mais de duas horas. Estive a ver o que se passava e vi: um grupo de 30 ou mais jovens, vestidos com uma roupa ridícula, enquadrados por outros jovens de capa e batina que os comandavam como se fossem as ovelhas de um rebanho e os obrigavam a gritar, proferindo frases, elas também ridículas, e, por vezes, obscenas. Nos tempos de modernidade que são os nossos, não consigo deixar de olhar para estas manifestações como verdadeiramente pirosas... Quero dizer com isto que sou contra o

Candy Candy – Um vale de lágrimas

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  "Candy, Candy", é uma das míticas séries de animação japonesa, produzida entre 1975 e 1979 e que em Portugal, na RTP, foi exibida parcialmente entre os anos de 1983 e 1984. Dos 115 episódios originais, no nosso país  terão sido passados pouco mais de meia centena, já que a série foi retirada da grelha de programação, ao que parece por uma justificação de que estava a causar impactos indesejados junto do público alvo, adolescentes e pré-adolescentes, raparigas na sua maioria, por alegadamente transmitir uma carga de violência e pressão psicológicas negativas, que na série era vítima constante a figura principal. Este será um dos poucos casos conhecidos na televisão portuguesa de auto-censura por parte de um canal. Infelizmente hoje em dias somos autenticamente torturados com realitys-shows e outras badalhoquices do entertenimento dos nossos canais, como o constante apelo ao “ligue ligue”” e  não há quem se queixe ou quem faça auto-censura. Pelo contrário, a maior