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Panini - O mundo dos cromos - II

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A Panini em Portugal esteve ligada à empresa Agência Portuguesa de Revistas (já extinta), mantendo-se essa parceria durante vários anos, desde meados dos anos 70, prosseguindo pela década de 80. Nesse período a APR distribuiu várias colecções da Panini,  com temas extra-futebol, ligados à televisão e cinema e de modo especial à animação, proveniente das produções da Disney, como "Papuça e Dentuça", "Os Aristogatos" e outras como "O Abismo Negro". A introdução da Panini no segmento do futebol português aconteceu em 1981/1982, ainda com a parceria da Agência Portuguesa de Revistas, procurando esta preencher uma lacuna editorial abandonada no início dos anos 70, com a publicação da caderneta " Equipas de Futebol dos Clubes da I Divisão - Época 71/72 ". A edição deste novo arranque designou-se de Futebol 82 . A avaliar pelo editorial da caderneta, augurava-se uma parceria com grande futuro, mas parece que essas perspectivas não passaram de boas

Panini - O mundo dos cromos - I

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    - O famoso logotipo - A primeira capa da colecção de futebol do campeonato italiano, com a representação do jogador do AC Milan, o sueco Nils Liedholm   - O primeiro cromo de futebol a ser impresso, o guarda-redes do Inter de Milão, Bruno Bolchi. As capas das cadernetas das colecções referentes ao Calciatori, o campeonato de Itália.   PANINI - Uma história de sucesso Quando se fala em cromos, colecções de cromos ou cadernetas de cromos, há um nome que surge como indissociável: Panini. Vejamos um pouco da sua história, de forma resumida, baseada na informação oficial expressa no site oficial da marca : A Panini foi fundada em 1961 com o lançamento da primeira colecção do Campeonato Italiano de futebol. Em 1945, os nossos fundadores, os irmãos Panini, abriram um quiosque perto da catedral de Modena e em 1954 fundaram a Panini Brothers, empresa de distribuição de jornais. O êxito da empresa, relacionado com a edição e venda de cromos começou

Nucrema - O sabor que vence!

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    A par da Tulicreme , a Nucrema era das mais deliciosas e conhecidas pastas de barrar o pão, com o seus delicados sabores de avelã e chocolate. Era de comer e chorar por mais. Acontece que a maior parte das famílias de há 30 anos, infelizmente, não tinham meios para aceder facilmente a estas lambarices, pelo que para muitas crianças era apenas um delicioso creme que se comia com os olhos quando se via o reclame na televisão. Mas mesmo assim imaginava-se o seu sabor quando se comia uma simples côdea de pão, o que já não era mau. A Nucrema apareceu em 1980, com a etiqueta D. Amolochitis S.A., sendo comprada em 1987 pela Interia S.A., por sua vez adquirida pelo grupo grego Ion S.A. em 1991, que continua a produzir este emblemático produto.

Publicidade nostálgica - Desodorizante 8x4

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Desodorizante 8x4 .   Sempre me intrigou este nome, e considero-o um bocado esquisito quando aplicado a este tipo de produto, mesmo sendo uma marca internacional, propriedade da conhecida Beiersdorf , mas a verdade é que o 8x4 é uma das marcas mais populares desde há longos anos. Em spray ou em stick, o 8x4 tinha a vantagem de oferecer sempre fragâncias frescas e suaves, em contraponto a outras marcas com perfumes demasiado intensos, que mais pareciam insecticidas para melgas e mosquitos. Apesar da marca oferecer as habituais variantes para homens e para mulheres, pode ser apenas uma suposição, mas o 8x4, pelo menos no meu tempo de rapazola adolescente, foi sempre muito conotado com aromas femininos, pelo que a rapaziada preferia usar os "insecticidas" a suportar o rótulo de "florzinha" ou "maricas". Quanto à sua eficácia de frescura durante 24 horas, bem penso que isso não res

João de Deus - Caderno escolar

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  Recordo hoje um dos saudosos cadernos que me acompanharam no percurso da minha escola primária, com a figura desse ilustre nome que foi João de Deus , autor da Cartilha Maternal (publicada em 1876), que se tornou muito popular como método de ensino de leitura às crianças portuguesas de então e cujo método vigorou por várias décadas. Este caderno era vendido com capas de várias cores e de linha larga, linha estreita (adequados ao ensino da caligrafia), quadriculado e de desenho (folha em branco). Também havia os combinados, isto, com os vários tipos de folhas. Na contra-capa todos eles tinham as tabuadas de multiplicar e repartir.

Publicidade nostálgica - Sabão Clarim

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  Sabão Clarim. Com Clarim, toca a lavar! Este slogan ainda hoje está presente na memória de muita gente. De facto este produto foi sempre muito popular e ainda hoje é muito usado apesar de já quase ninguém lavar à mão. Mas há sempre aquela peça de roupa que não justifica ir à máquina. Recordo o Clarim e o seu inconfundível perfume a fresco e recordo sobretudo as longas horas que a minha mãe e todas as mulheres da aldeia dedicavam à lavagem manual da roupa, que era uma tarefa bastante dura e ingrata, especialmente em dias de inverno. Para além de repetitiva, exigia grandes esforços, desde o transportar a roupa à ida e à volta (ainda mais pesada), até ao ensaboar, esfregar na pedra áspera de granito e ao torcer. Depois de todo o processo era ainda necessário estender a roupa num sítio adequado para ficar a corar. O aparecimento e a generalização das máquinas de lavar veio desafogar as mulheres domésticas de um trabalho deveras penoso. Para facilitar essa tarefa com

Emblemas e distintivos de clubes - 1

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Como apreciador de cromos e cadernetas, de modo especial da temática do futebol, desde cedo me habituei a apreciar os emblemas dos diversos clubes que quase sempre tinham direito a um cromo próprio. Não admira, pois, que ainda hoje continue a gostar da temática dos emblemas dos clubes de futebol, claro está, de modo especial dos clubes portugueses. Todos sabemos que os emblemas são um elemento gráfico que personalizam a esse nível a imagem de um clube, tal como acontece com o logotipo de uma empresa, marca ou produto. Quase sempre resultam de uma mera composição de formas e cores, mas muitas vezes os emblemas são compostos por elementos que dizem muito da história dos respectivos clubes. Atente-se, por exemplo, no caso do emblema do Sport Lisboa e Benfica, que resulta de uma composição dos emblemas dos dois clubes que estiveram na sua origem, concretamente o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica. Mas claro que há mais exemplos. A maior parte dos clubes tem sabido manter-se f