Mensagens

Allo! Allo!

Imagem
  Há dias recordei aqui a série de TV "Os Anjos de Charlie", que passou na RTP no final dos anos 70, princípios de 80. Por uma feliz coincidência, a série em questão está a passar de novo na RTP Memória , diáriamente, por volta das 21:30 horas, logo a seguir à fantástica série "Allo!, Allo!", esta embora de exibição mais recente mas já uma nostalgia, que também está, ainda bem, a ser reposta. "Allo!, Allo!" é uma característica sitcom británica, transmitida originalmente pela BBC entre 1984 e 1992, composta por 85 episódios distribuidos por 9 temporadas. Entre nós passou inicialmente sensivelmente pela mesma época, conhecendo posteriores repetições, nomeadamente na RTP2, aos sábados à noite, inserida numa rubrica dedicada ao humor británico. A série reportava-se ao tempo da II Guerra Mundial, quando a França estava ocupada pelas tropas alemãs. O enredo decorria essencialmente num café típico de uma vila de província, Nouvion, pertencente a

Emblemas e distintivos de clubes - 11

Imagem
Sport Clube Olhanense Clube Desportivo Nacional da Madeira Clube Desportivo Montijo Centro Desportivo de Fátima

Caderneta de cromos – Azes do Foot-Ball – Chocolates Regina - 1930

Imagem
  Hoje trazemos à memória uma das mais antigas cadernetas de cromos (então designados de fotografias) de futebol, editada em 1930 pela Fábrica de Chocolates Regina, integrada no que seria designado por I Concurso dos Rebuçados Azes do Foot-Ball. A caderneta é composta por 12 equipas: Belenenses, Sporting, Benfica, Casa Pia, FC Barreirense, União Futebol Lisboa, VFC Setúbal, Lusitano FC (Vila Real de Santo António?), Carcavelinhos, Académica de Coimbra, FC Porto e Olhanense. Como se disse, esta colecção comportava um concurso que atribuía um total de 55 prémios, com uma grande variedade de artigos. O primeiro prémio era uma máquina de escrever portátil da marca UNDERWOOD, o segundo prémio, uma bicicleta e o terceiro prémio um gramofone, e por aí abaixo, incluindo produtos da própria Fábrica de Chocolates Regina. Ainda 1 camarote de 1ª no Coliseu dos Recreios, 1 camarote para o Cinema Olímpia, 1 par de botas de foot-ball, 5 Kg de "fino" bacalhau, 1 estojo para barba

Brindes dos detergentes

Imagem
  Já tivemos a oportunidade de relembrar aqui a marca de detergentes JUÁ , muito popular nos anos 60 e 70. Uma das características dessa marca, como aliás de outras congéneres, era a frequente oferta de brindes, alguns mais complexos, a exigir comparticipação do consumidor, mas outros totalmente de borla. Era o caso de uns pequenos bonecos plásticos em PVC, alguns, quase sempre, monocromáticos, mas outros pintados.    Dessa altura, ainda guardo alguns exemplares. Deixo, em baixo, uma curta amostra com brindes de uma colecção de animais, distribuídos com o detergente AZUR.    Acrescente-se que estes pequenos e simples brindes, tanto dos detergentes JUÁ, DET, AZUR e outros produtos populares nos anos 60 e 70, como os gelados RAJÁ e OLÁ, continuam a exercer um fascínio especial por parte de quem com eles conviveu, pelo que existem muitos coleccionadores e frequentemente aparecem em sítios de vendas e leilões, atingindo valores surpreendentes, dependendo, obviamnete,  da c

O lavrador da arada – Viagens pelos livros escolares - 7

Imagem
    Deixámos aqui mais uma das lições nostálgicas do livro de leitura da terceira classe , intitulada “O lavrador da arada”. Este poema cheguei-o a saber de cor, como muitos outros insertos nos livros de leitura do meu ensino primário. (clicar nas imagens para ampliar)   *****SN*****

Royco cup-a-soup – É do caneco…

Imagem
Quem já não ouviu falar das sopas instantâneas Royco? E Royco cup-a-soup? Creio que muita gente, até porque o vídeo publcitário ao produto, com o inconfundível Nuno Melo, tornou-se muito popular há uns anos atrás quando passou frequentemente na televisão. É certo, porém que a marca e o produto Royco, são bem mais antigos, com origem no princípio dos anos 50, em França, então apenas com sabor a galinha. Mais tarde foi alargando o leque de sabores, como carne de vaca e legumes e também sabores exôticos, característicos de países asiáticos, como a Índia. O conceito de então era o mesmo dos nossos dias, ou seja, sopas instantâneas a que basta juntar água e mexer. Não creio que entre nós se tenha tornado num produto muito popular, até porque quase não se vê nas prateleiras dos hipermercados mas há países que são fortes consumidores deste tipo de comida prática e rápida, nomeadamente os Estados Unidos. Veja-se que no cartaz publicitário de cima, de meados dos anos 60, os

Cerveja Cuca - Um prazer que pede bis...

Imagem
  Cartaz publicitário dos anos 60, da Cerveja Cuca . (clicar na imagem para ampliar)   *****SN*****