Avançar para o conteúdo principal

Tele Semana - Revista da programação da TV

tele semana santa nostalgia 01

A Tele Semana, designada como revista semanal dos programas da TV, foi uma publicação iniciada em Janeiro de 1973, propriedade da Ediguia - Editora de Publicações, SARL.
A revista tinha como director Rui Ressureição, e publicava-se às sextas-feiras. A Tele Semana apresentava-se num formato de 143 x 180 mm (mais tarde foi aumentado), tendo tido variações no número de páginas.

A este propósito, no editorial de 8 de Março de 1974, da edição Nº 59, que apresentava 70 páginas mais capas, eram exprimidas as dificuldades com o custo de vida de então (aproximava-se a revolução do 25 de Abril de 1974). Fazia-se assim referência a uma diminuição do número de páginas, deduzindo-se que as edições anteriores eram mais generosas, como solução para fazer face às dificuldades, de modo a manter-se o mesmo preço de capa (5$00). Dentro do que é norma nestes exercícios de dificuldades editoriais, prometia-se que, apesar da redução de páginas, mercê de uma reestruturação, a revista teria ainda mais qualidade. Duvidamos que isso tenha correspondido de facto a uma melhoria efectiva pois tratava-se de prometer fazer mais por menos o que, convenhamos, era uma solução quase milagrosa.

A revista tinha capa e contra-capa a cores mas era publicada na sua maior parte a preto-e-branco, mas também incluía algumas páginas a cores, nomeadamente as páginas centrais e alguns cartazes publicitários.
A Tele Semana tinha como habituais colaboradores Nuno Vasco, Avelãs Coelho, na rubrica Motores, Maria Elisa, em Moda,  Francisco Nicholson, com Canal Zero, Maria João, no Tele Infantil, Maria de Lurdes, na Culinária, H. César em Mundo POP, entre outros.

Quanto à sua duração, os dados disponíveis indicam o ano de 1979, sendo depois substituída pela revista TV Guia, que também teve muita popularidade nos anos seguintes, a qual apresentava-se num formato mais generosos, com muita cor e com papel de melhor qualidade.

O objectivo primeiro da Tele Semana era a divulgação antecipada da programação da RTP para a semana seguinte, ocupando por isso o grosso da revista.
Para além disso, apresentava várias rubricas, ainda hoje muito comuns em publicações congéneres, tais como entrevistas e reportagens no mundo artístico, passatempos, concursos, horóscopo, culinária, espaço infantil, alguma banda desenhada (de que recordo especialmente "A Pipi das meias altas". Como não podia deixar de ser, a Tele Semana também publicava os cupões de acesso a alguns concursos da RTP.

tele semana santa nostalgia 02

- Na imagem da programação para Sábado 16, para as 15:00 horas lá está a série SKIPPY, o Canguru, a que já fizemos aqui referência.

Comentários

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...