Avançar para o conteúdo principal

Cera líquida Dabri - Para móveis e soalhos


dabri santa nostalgia

A cera líquida Dabri, a tal que dá para móveis, soalhos e mosaicos, etc, traz-me à memória os dias em que a minha mãe tratava da manutenção do soalho da casa, habitualmente em vésperas da festa da aldeia ou da Páscoa.
O processo começava com a preparação de uma calda, composta por uns pós amarelos que se vendiam na drogaria e que se misturavam num balde com água. Depois o líquido era aplicado com um pincel de trolha. Depois de seca a pintura, que era mais um tingimento, então era aplicada a cera, em pomada, também amarela, que se vendia numas embalagens plásticas, cilíndricas mas coladas termicamente nas extremidades. Essa cera era aplicada com um pano e depois, com um outro pano, macio e seco, era puxado o lustro, ou seja, o brilho. Resumindo, era uma tarefa árdua, porque obrigava a minha mãe, ou quem a fizesse, a estar de joelhos. Por isso esta aplicação ocorria uma a duas vezes ao ano. Não mais.
É claro, que com os soalhos tão macios e brilhantes, nos dias imediatos, o corredor, que era mais comprido, transformava-se numa espécie de pista de ski ou de patinagem artística. Para isso usava-se um tapete que deslizava muito bem sobre o soalho. Por conseguinte, não é de admirar saber-se que pelo meio havia várias quedas. Mas, como já dizia a cantiga, "à criança e ao borracho, põe Deus a mão por baixo", felizmente, para além de umas ligeiras pisaduras, essas brincadeiras nunca corrreram muito mal.
Com o decorrer do tempo, os soalhos rústicos em madeira de pinho, pela sua manutenção, foram sendo substituídos pelas alcatifas e tijoleira cerâmica. Actualmente, a aplicação de madeiras nos pavimentos está outra vez na moda, tanto com soalho clássico, embora com madeira melhor preparada, como as madeiras compostas, de que é exemplo o chamado parquet flutuante. Estes pavimentos derivados de madeira, são bem mais resistentes, pela sua estrutura contraplacada e acabamento em verniz resistente, pelo que requerem pouca manutenção, apenas uma aplicação periódica de líquido que lava e dá brilho.

Quanto à Dabri, é uma das várias marcas da Marouço, uma empresa iniciada em 1960 por Manuel Caetano Gouxo Marouço. Em  1972 o produto evolui e passa a oferecer ceras específicas para diferentes tipos de madeira.
A Marouço, detém o licenciamento de fabrico e comercialização da popular marca de pomada para calçado Búfalo, mercê de um contrato realizado em 1984 com a proprietária espanhola Produtos Búfalo S.A..
Para além da Dabri, a Marouço detém outras marcas populares como a cola Pica-Pau, desde 1963. Esta cola  foi para mim uma preciosa ajuda nos trabalhos manuais na escola primária e ciclo preparatório TV, no final dos anos 60 e princípios de 70. É assim uma das marcas que faz parte do meu imaginário infanto-juvenil e certamente que de muitos portugueses.

Comentários

  1. Anónimo19:25

    sempre que souberes a data da publicação devias incluir essa informação de forma a facilitar a contextualização do post.

    ResponderEliminar
  2. Carlitos,
    é uma boa dica, mas nem sempre possível.
    Este poster, em concreto, é de meados dos anos 60, creio que de 1965.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...