Desodorizante Lander

ldesodorizante lander sn03

Hoje trago à memória um produto e uma marca que já são um clássico, exactamente o desodorizante Lander, fabricado, pela empresa Sagilda - Sabões Garantia Industrial, Lda, das Caldas da Raínha.
O Lander ainda continua a ser vendido nos seus característicos frasquinhos de vidro e encontra-se com relativa facilidade em grandes ou pequenas superfícies comerciais. Tem uma tampa de metal e lá dentro o desodorizante numa barra (stick) circular com invólucro em plástico com um sistema na base que permite empurrar a barra para cima conforme se vai usando e gastando. Pelas características da embalagem e do produto, o Lander tornou-se num ícone entre os cosméticos e produtos de higiene pessoal e os seus diversos aromas, como o Musk, Clorofila, Wood e o Bouquet são inconfundíveis e intemporais.

A Sagilda, nasceu em 1955, portanto com mais de meio século de existência, e durante 30 anos conheceu uma actividade saudável e lucrativa. Com a entrada de Portugal na CEE, agora União Europeia, e a consequente abertura do país a novos mercados ditaram um período de dificuldades para a empresa, até meados dos anos 90. Todavia, como se impunha, a Sagilda virou-se com êxito para novos produtos, nomeadamente os sabonetes de glicerina, dos quais se diz que detém cerca de 90% do mercado nacional, e a sua actividade tem tido resultados excelentes, tanto em Portugal como no estrangeiro que já absorve cerca de 20% da produção. Os produtos ditos naturais têm merecido a atenção de cada vez mais consumidores e a glicerina, à base de óleos naturais tem sido um produto procurado e valorizado. Para além do mais, a Sagilda fabrica diversos outros produtos, nomeadamente sabonete líquido, muito em voga, e fornece a algumas marcas de prestígio que os vendem debaixo de outra marca. Fabrica ainda muitos produtos de linha-branca para algumas empresas nacionais de distribuição.

Ao mesmo patrão da Sagilda pertence a empresa Foz Cosméticos, L.da, criada em 1967, essencialmente dedicada à comercialização dos produtos da Sagilda, incluindo o popular sahmpoo familiar Foz, sobretudo na sua variante de maçã.
Não consegui apurar com rigor, mas pelos indícios recolhidos, nomeadamente de publicidade antiga, o Lander era produzido pela Sagilda sob licença da empresa norte-americana Lander Co, Inc, de Nova York. Desconheço se ainda assim é.

Desde muito cedo, nomeadamente pela adolescência, que me familiarizei com o Lander e confesso que ainda o uso esporadicamente, embora por regra evite utilizar desodorizantes. Dizem os entendidos que o Lander é um bom produto, pouco agressivo relativamente a marcas bem conceituadas  e da sua composição (alcohol, stearic acid, propilene glycol, aqua, sodium hydroxide, parfum, triclosan, CI 16185 e CI1914) apenas o triclosan vem merecendo algumas reservas por parte de entidades ligadas á saúde, sendo, no entanto, um ingrediente muito generalizado em cosméticos como desodorizantes e sabonetes, porque é um anti-bacteriano e anti-fungos.

Para avivar a memória e a nostalgia, abaixo publico um cartaz publicitário do Lander, datado de 1967 (onde também é anunciado a versão em spray – que julgo já não ser comercializado actualmente), bem como uma imagem do produto actual mas com as características de há décadas.


ldesodorizante lander sn01

ldesodorizante lander sn02

Comentários

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF