Avançar para o conteúdo principal

Desodorizante Lander

ldesodorizante lander sn03

Hoje trago à memória um produto e uma marca que já são um clássico, exactamente o desodorizante Lander, fabricado, pela empresa Sagilda - Sabões Garantia Industrial, Lda, das Caldas da Raínha.
O Lander ainda continua a ser vendido nos seus característicos frasquinhos de vidro e encontra-se com relativa facilidade em grandes ou pequenas superfícies comerciais. Tem uma tampa de metal e lá dentro o desodorizante numa barra (stick) circular com invólucro em plástico com um sistema na base que permite empurrar a barra para cima conforme se vai usando e gastando. Pelas características da embalagem e do produto, o Lander tornou-se num ícone entre os cosméticos e produtos de higiene pessoal e os seus diversos aromas, como o Musk, Clorofila, Wood e o Bouquet são inconfundíveis e intemporais.

A Sagilda, nasceu em 1955, portanto com mais de meio século de existência, e durante 30 anos conheceu uma actividade saudável e lucrativa. Com a entrada de Portugal na CEE, agora União Europeia, e a consequente abertura do país a novos mercados ditaram um período de dificuldades para a empresa, até meados dos anos 90. Todavia, como se impunha, a Sagilda virou-se com êxito para novos produtos, nomeadamente os sabonetes de glicerina, dos quais se diz que detém cerca de 90% do mercado nacional, e a sua actividade tem tido resultados excelentes, tanto em Portugal como no estrangeiro que já absorve cerca de 20% da produção. Os produtos ditos naturais têm merecido a atenção de cada vez mais consumidores e a glicerina, à base de óleos naturais tem sido um produto procurado e valorizado. Para além do mais, a Sagilda fabrica diversos outros produtos, nomeadamente sabonete líquido, muito em voga, e fornece a algumas marcas de prestígio que os vendem debaixo de outra marca. Fabrica ainda muitos produtos de linha-branca para algumas empresas nacionais de distribuição.

Ao mesmo patrão da Sagilda pertence a empresa Foz Cosméticos, L.da, criada em 1967, essencialmente dedicada à comercialização dos produtos da Sagilda, incluindo o popular sahmpoo familiar Foz, sobretudo na sua variante de maçã.
Não consegui apurar com rigor, mas pelos indícios recolhidos, nomeadamente de publicidade antiga, o Lander era produzido pela Sagilda sob licença da empresa norte-americana Lander Co, Inc, de Nova York. Desconheço se ainda assim é.

Desde muito cedo, nomeadamente pela adolescência, que me familiarizei com o Lander e confesso que ainda o uso esporadicamente, embora por regra evite utilizar desodorizantes. Dizem os entendidos que o Lander é um bom produto, pouco agressivo relativamente a marcas bem conceituadas  e da sua composição (alcohol, stearic acid, propilene glycol, aqua, sodium hydroxide, parfum, triclosan, CI 16185 e CI1914) apenas o triclosan vem merecendo algumas reservas por parte de entidades ligadas á saúde, sendo, no entanto, um ingrediente muito generalizado em cosméticos como desodorizantes e sabonetes, porque é um anti-bacteriano e anti-fungos.

Para avivar a memória e a nostalgia, abaixo publico um cartaz publicitário do Lander, datado de 1967 (onde também é anunciado a versão em spray – que julgo já não ser comercializado actualmente), bem como uma imagem do produto actual mas com as características de há décadas.


ldesodorizante lander sn01

ldesodorizante lander sn02

Comentários

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...