Mensagens

Raúl Durão

Imagem
  Passam hoje 71 anos sobre a data de nascimento de Raúl Durão (Lisboa, 9 de Setembro de 1942 — Lisboa, 8 de Outubro de 2007), uma das emblemáticas figuras ligadas à RTP e à qual esteve ligado de 1971 até 2002, ano em que se reformou, mas continuando de alguma forma ligado ao canal até quase à data do seu prematuro falecimento. Como referência da sua carreira nomeadamente na vertente de apresentador, foi ele quem comunicou ao país o trágico acidente aéreo que vitimou Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa em 4 de Dezembro de 1980 e ainda, em 1985, a notícia do também fatídico acidente ferroviário de Alcafache sobre o qual passam 28 anos ná próxima quarta-feira, 11 de Setembro. Raúl Durão, um comunicador por excelência, pela sua carreira e pelo seu profissionalismo  será sempre um nome incontornável da história da RTP e da galeria das suas figuras e a ela ligado ao seu período de ouro mesmo que abrangendo quase uma décado do tempo de emissão a preto-e-branco.

Um país de “velhadas”

Imagem
  Há quarenta anos, mais coisa menos coisa, andava eu pela escola primária. Nessa altura, a minha pequena aldeia, tão pequena que agora vai ser integrada numa qualquer união de freguesias, por via de uma lei teimosa e inútil e defendida com unhas e dentes por quem já deu de frosques deste nosso governozito, dizia eu, nessa altura a rapaziada e raparigada da primeira classe enchiam uma sala com uma turma de trinta e tal alunos. Passaram essas quatro décadas e soube há dias que para a primeira classe para o próximo ano lectivo que se avizinha contabilizaram-se apenas três novas matrículas e que para os anos seguintes será pior. Fecham-se creches, escolas  pré-primárias e primárias (como já na minha aldeia) e abrem-se asilos e  universidades séniores. A pirâmide totalmente invertida. Esta falta de alunos/crianças, que decorre da descida da taxa de natalidade em Portugal e até na Europa Ocidental, não é por isso exclusivo da minha pequena aldeia, pelo que importa perguntar: Est

Toyota – Um amor para toda a vida

Imagem
  - Cartaz publicitário de 1974 Curioso cartaz publicitário à  popular marca de automóveis Toyota. Há coisas que não mudam e volvidas quase quatro dácadas depois da publicação do cartaz acima, a marca japonesa continua a ser uma das mais conceituadas quanto à fiabilidade das suas máquinas. Veio para fi9car…e ficou mesmo.

Les Demoiselles de Suresnes

Imagem
  Hoje trago à memória a série de televisão "Les Demoiselles de Suresnes", que foi exibida pela RTP em meados de 1974, às segundas-feiras, no início da tarde, com repetição à noite no canal UHF. Como o título sugere, trata-se de uma série francesa, realizada por Pierre Goutas, tendo sido difundida originalmente a partir de Abril de 1968 no canal ORTF. Em registo de comédia, o dia-a-dia de duas jovens raparigas (Mireille e Sylvette) que trabalham em Paris e que habitam numa das muitas cidades satélites nos subúrbios, a rotina das situações no emprego e o choque de gerações e mentalidades, numa década de grandes mudanças culturais e sociais, são os pontos chave do argumento da série. "Les Demoiselles de Suresnes" é composta por 26 episódios de cerca de 15 minutos cada. Infelizmente, são reduzidas ou quase inexistentes as referências complementares sobre esta série,  pelo que à falta de melhores  informações  fica aqui pelo menos o seu registo. Casting:

Formica …dura uma vida!

Imagem
  - Cartaz publicitário ao produto FORMICA – Anos 50 A Formica é uma das mais conhecidas marcas mundiais de um produto designado de High Pressure Laminate (HPL) – laminados de alta pressão, utilizado em revestimentos vários, sobretudo na indústria de mobiliário, mas também em pavimentos de interiores e outros elementos de decoração. De tão popular, o nome Formica acabou por se tornar em sinónimo de laminados, independentemente da empresa, origem e fabricante. Tal como nos é revelado na página da história da marca, a mesma surgiu nos Estados Unidos em 1913 pelos engenheiros eléctricos Herbert A Faber and Daniel J O’Conor, então funcionários da empresa Westinghouse Eletric.  Inicialmente o material surgiu de uma pesquisa para substituição como isolante eléctrico da mica ( filossilicato ), daí a designação do nome da marca “For mica”. A empresa e marca chegou aos nossos dias como líder do mercado e como seria natural, ao longo dos anos adaptou-se às exigências e necessi

Rodolphe Deville – Perfume para homens com “raça”

Imagem
  Cartaz publicitário do ano de 1977.   Poucas referências conseguimos obter acerca desta marca de perfumes (…para homens com “raça”). Tudo indica que terá sido registada pela Societe Cosmetique S.A. da Suiça,  no ano de 1975 e já estará descontinuada. De resto, uma situação muito normal no mundo empresarial onde as marcas nascem, morrem e ressuscitam ao sabor dos mercados, modas e tendências.

Deixa arder!

Imagem
  Todos os anos, em todos os verões, Portugal arde, numa rotina tão normal e tão expectável como quem depois de uma noite espera o nascer do sol. Não é preciso ser-se bruxo para se constatar que pelo menos nove em cada dez incêndios serão de origem criminosa, desde motivos fúteis e de vinganças mesquinhas até aos de interesse económico, em que até a malta que tem interesse no negócio do combate por meios aéreos é frequentemente tida como suspeita. Afinal ninguém ganha com as asas em terra. Sabe-se que todos os anos são detidos e interrogados suspeitos, mas ninguém saberá ao certo quantos estarão detidos com aplicação de penas efectivas. Sabe-se que dizem que a maior parte dos autores, muitos confessos, uns serão bêbados, outros tolos, outros coitadinhos. Ainda nesta semana foram apanhados vários menores, gandulões com pouco menos de 16 anos e como tal ininputáveis, malta que não pode ser detida. Também dizem que muitos dos apanhados são reincidentes (…olha a novidade!).