Avançar para o conteúdo principal

Filuminismo - Humor nas olimpíadas - Augusto Cid

 humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_01

Como ainda continuam a decorrer os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, dentro da linha de oportunidade do anterior post sobre filuminismo, onde demos a conhecer a série "Humor nas Olimpíadas", desenhada pela mão do João Martins, trazemos hoje à memória uma série similar e posterior, mas desta feita desenhada pelo consagrado Augusto Cid, com o seu inconfundível estilo.
Este cartoonista, pela sua qualidade, não precisa de referências nem de inspirações de terceiros, mas atrevo-me a dizer que seria quase impossível que esta série não fosse inspirada na sua semelhante do João Martins.

Esta colecção, da série Quinas, da Sociedade Nacional de Fósforos, de Lisboa, é composta por 30 carteiras. Em cada carteira, para além do cartoon referente a uma determinada modalidade olímpica, é representado um quadro classificativo referente à respectiva prova decorrida na edição de 1984, em Los Angeles, Estados Unidos. Por sua vez, na carteira número 1, referente ao quadro "Chama Olímpica", é feita uma breve introdução aos Jogos, sendo feita uma referência aos jogos seguintes, que se realizariam em 1988 em Seoul, na Coreia do Sul. Deduz-se assim que esta colecção filuminística terá sido editada entre 84 e 88. Provavelmente próximo da edição de 88.

Tal como na edição anterior, as modalidades são representadas por ordem alfabética.
Sendo duas colecções semelhantes no conceito, produzidas pela mesma empresa fosforeira, podemos deduzir que a primeira série terá tido bastante êxito pelo que se decidiu repetir a dose, sendo também uma motivo de se associar ao grande evento dos Jogos Olímpicos de 1988.

Pessoalmente, por vários motivos, até pela minha ligação a ambas as colecções, prefiro a primeira, sendo que reconheço que esta segunda série é mais informativa, nomeadamente pela inclusão dos tais quadros de classificações. Seja como for, são duas colecções que não devem falta no espólio de um qualquer filuminista.

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_001

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_002

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_02

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_03

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_04

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_05

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_06

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_07

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_08

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_09

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_10

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_11

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_12

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_13

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_14

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_15

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_16

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_17

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_18

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_19

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_20

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_21

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_22

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_23

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_24

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_25

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_26

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_27

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_28

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_29

humor nas olimpiadas cid santa nostalgia_30

Comentários

  1. Anónimo09:49

    Descobri agora mesmo o seu blog e fiquei fã.
    Tantas lembranças :)))) que me trouxe , a começar pela ilustração de Maria Keil que está logo no inicio.Está "favoritado" e muitos parabéns pelo excelente trabalho.
    mb

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:15

    Obrigado pelas palavras.
    Sou um fã das ilustrações da Maria Keil, que pretendo também aqui divulgar.
    Volte sempre e ajude a divulgar o blogue.

    Santa Nostalgia

    ResponderEliminar
  3. nao vou fazer comentarios...apenas pedir uma inf: será possivel ainda adquirir essas coleções? Se sim aonde e como? Fui filuminista e gostava d regressar. Claro k perdi mtas coisas...paciência...mas não vou partir do zero pois ainda tenho algumas coisas..mto obgd pela atençao.
    Rui Queirós - Chaves

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,
    o filuminismo é de facto uma forma de coleccionar muito bonita e instrutiva.
    Quanto ao recomeçar, recomendo que se registe em sítios de leilões, como o miau.pr ou leilões.net já que nesses serviços frequentemente aparecem vários ítens de filuminismo. Depois de ter os contactos de alguns vendedores pode negociar directamente.
    Frequentar feiras de velharias e coleccionismo também ajuda.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...