Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...
Como me recordo bem da "Crónica Feminina"... Sabe que há pouco tempo ofereci alguns numeros desta revista que perteceram há minha mãe?
ResponderEliminarLembro-me de ver sempre esta revista na nossa casa, a minha mãe era fã e adquiria todos os numeros.
Mais uma vez lhe agradeço por me proporcionar tão boas recordações.
Um dia lindo para si, com amizade
Isa
Maysha,
ResponderEliminareu é que agradeço.
Volte sempre.
Que lindas capas... Pareciam quadros! :) Pena que se tenha perdido este hábito nas nossas revistas! Parabéns pelas recordações avivadas!
ResponderEliminarUm bom dia para si! :)
O meu marido nasceu entre as duas primeiras: 20 de Fevereiro de 1966 :)
ResponderEliminarNita,
ResponderEliminar...o que quer dizer que é da minha colheita.
Volte sempre.
Mulher a 100/h,
ResponderEliminar...tem razão. De facto nesse período e durante muito tempo mais, muitas das capas da Crónica feminina, eram retratos realizados em estúdio fotográfico, daí a pose da pequenada e mesmo de muitas noivas que deram rosto às capas da revista.
Santa Nostalgia, parabéns pela idéia trazer tantas e boas memórias a este nostálgico saudosista de 41 anos.
ResponderEliminarHoje estou sem tempo, mas prometo que volto a dar notícias...e quiçá também com a contribuição de algum material.
- Abraço e até breve !
Olá Santa Nostalgia,
ResponderEliminarcom a idade de 7 ou 8 anos enviei para a Crónica feminina um passatempo que veio a ser publicado. Um grande desejo meu seria encontrar essa publicacao. Hoje tenho 51 anos e sou emigrante. Haverá alguém disposto a ajudar-me. Seria um grande dia de festa para mim.
Obrigado
Antonio
António,
ResponderEliminarcomo compreenderá, para tentar fazer uma busca teria que fornecer mais dados, como nome, ano em que isso poderá ter acontecido, pelo que pode usar o endereço de email indicado em Contactos.
De todo o modo, seria encontrar uma agulha no palheiro até porque tendo uma grande colecção dessas revistas, obviamente que as não temos todas.
Mas contacte-nos por email. Depois veremos o que é possível fazer.
Volte sempre.
Santa Nostalgia,
ResponderEliminaré um comeco. Muito obrigado.
Mesmo já registado, nao consigo entrar no seu profil para a poder contactar por email.
E agora??
Um grande saudoso abraco da Alemanha
Antonio
António, o contacto está no canto inferior direito do blogue:
ResponderEliminarsantanostalgiablog arroba gmail ponto com