Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...
Boa noite,
ResponderEliminarEm baixo a contar da esquerda, José Augusto, Torres, Eusébio,Mário Coluna....
Só sei estes,reconheço os rostos.
Bom fim de semana.
Deo
Boas (atrasadas, só agora vi o blogg)
ResponderEliminarConheço todos (alguns foram ao meu casamento)
Em pé:
João Morais, Alexandre Baptista, Hilário, Jaime Graça, Vicente e Carvalho
Em baixo:
José Augusto, Torres, Eusébio, Coluna e Simões
eu ainda não era nascido (1968) apenas conheço o Torre, Augusto Eusebio e Simoes
ResponderEliminarEquipa fabulosa de grandes jogadores, fundamentalmente humildes e que por isso mesmo conseguiram formar "uma equipa"e,somente o facto de jogarmos em Inglaterra impossibilitou a grande e até agora única possibilidade de chegarmos ao título mundial...Os jogadores de hoje deveriam observar esta humildade,pois só assim se faz uma verdadeira equipa,de futebol ou mesmo de berlinde!
ResponderEliminarConsigo reconhecer todos esses heróis de 1966.
ResponderEliminarFila de trás: João Morais, Alexandre Batista, Hilário, Jaime Graça, Vicente e Carvalho. Fila da frente: José Augusto, José Torres, Eusébio, Coluna e Simões.
Agostinho Medroa