Avançar para o conteúdo principal

ABC dos Pequeninos - Livro escolar

 

abc dos pequeninos 01 santa nostalgia

Hoje trago à memória o livro "ABC DOS PEQUENINOS", destinado ao ensino infantil da Língua Portuguesa, de autoria do consagrado Professor Janeiro Acabado.


O livro apresenta as dimensões de 123 x 182 mm, com 34 páginas, a cores na sua quase totalidade. As ilustrações são de Álvaro Duarte de Almeida.


O livro em questão não tem qualquer indicação da sua data, mas deduzo que possa ser dos anos 50. O exemplar em análise foi composto e impresso nas Oficinas Gráficas da Livraria Aviz.
O livro "ABC DOS PEQUENINOS" teve bastante sucesso, conhecendo mais de duas dezenas de edições.


O livro segue o estilo de cartilha escolar, com os primeiros passos da aprendizagem clássica das letras e palavras, desde as vogais e as consoantes, até à articulação dos primeiros sons e primeiras sílabas, num caminho de dificuldade crescente. O livro termina com uma leitura  da popular  história de Charles Perrault, "O Gato das Botas".

Pela sua natureza e até pela indicação específica de Ensino Infantil, poderá ter sido um apoio complementar aos habituais livros da primeira classe ou como auxilar prévio à entrada na escola.


Como não podia deixar de ser, todo o processo de aprendizagem é fortemente apoiado em ilustrações, coloridas, que lhe confere uma forma agradável de aprendizagem.

Pessoalmente guardo dois exemplares no meu acervo, referentes à 22ª e 23ª edições, ambos relativamente bem conservados.

Oportunamente trarei à memória outros livros escolares do Professor Janeiro Acabado, nomeadamente a sua popular CARTILHA e AS PRIMEIRAS LETRAS.

 

abc dos pequeninos 02 santa nostalgia

abc dos pequeninos 03 santa nostalgia

abc dos pequeninos 04 santa nostalgia

abc dos pequeninos 05 santa nostalgia

abc dos pequeninos 06 santa nostalgia

abc dos pequeninos 07 santa nostalgia

abc dos pequeninos 08 santa nostalgia

abc dos pequeninos 09 santa nostalgia

abc dos pequeninos 10 santa nostalgia

(clicar nas imagens para ampliar)

 

barra2_santa nostalgia

Comentários

  1. cantinhodacasa18:45

    Adorava estas imagens, quando apremdíamos as primeiras letras.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:26

    Não imagina como esta descoberta me fascinou. Estou a fazer uma tese de doutoramento sobre os contos de Perrault em Portugal e, como tal, ando sempre à procura de publicações que os contenham. Gostaria de lhe pedir um favor pessoal que muito lhe agradeceria: seria possível digitalizar o resto da história do Gato das Botas e enviar-ma por mail? O meu nome é Elisabete Bárbara e o meu mail é elibarbara@hotmail.com
    Se, por acso, conhecer mais alguma antologia ou livro que refiram Perrault, agradecia a indicação. :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:32

    BELOS TEMPOS

    ResponderEliminar
  4. Armando Correia10:25

    Interes(santíssimo). Ao olhar as páginas soltas, veio-me à memória o livro por onde aprendi a ler. Melhor dizendo, por onde o meu avô me ensinou a ler. Embora há 50 anos atrás a cartilha maternal de joão de deus estivesse na moda, o ABC teve um enorme contributo na iniciação à leitura e à alfabetização. Coisas que não podemos nem devemos esquecer. Obrigado pelas memórias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...