Avançar para o conteúdo principal

Catecismos da Primeira Comunhão

 catecismo primeira comunhao sn1 1 f1
- Versão ilustrada por Laura Costa

Já falei aqui do meu Catecismo da Primeira Comunhão, correspondente ao Volume I da série Catecismo Nacional, que vigorou nos anos 50 e 60 no ensino da Catequese.
Num destes dias, desfolhando com mais calma outros exemplares de catecismos, constatei que existe uma outra versão deste mesmo Catecismo da Primeira Comunhão, com semelhanças compreensíveis mas por outro lado intrigantes.

Ambos os catecismos são indicados como oficiais e emanam de uma directiva ou aprovação datada de 7 de Outubro de 1953, assinada por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa. Por conseguinte, as lições são exactamente as mesmas.
Uma das versões está ilustrada com desenhos da artista Laura Costa e  foi impressa na Litografia União, Limitada - Vila Nova de Gaia enquanto que a outra, está ilustrada por Vitor Peón e foi impressa na Fotogravura Nacional - Lisboa.

Para além de tudo, a grande intriga está na semelhança das ilustrações de ambos os artistas. Não no estilo e na arte, que francamente são distintas, mas na estrutura de cada figura, incluindo as próprias legendas. Desconhecendo os motivos, e atendendo à mesma data da aprovação dos catecismos, fica a dúvida se foi Vitor Péon a copiar a Laura Costa ou vice-versa, ou se ambos se limitaram a seguir indicações pormenorizadas e superiores quanto à estrutura e descrição de cada quadro. A ter em conta as semelhanças de cada composição, tudo indica, porém, que um dos artistas copiou o outro. Pessoalmente acredito que os originais possam ser de Laura Costa, já que era a mais velha e consagrada  na ilustração de motivos e livros de temática religiosa.

Apesar de distintos, os dois estilos são interessantes, notando-se no traço de Vitor Péon a técnica proveniente da sua ligação à Banda Desenhada, com imagens e personagens mais dinâmicas e expressivas e Laura Costa com um estilo mais pictórico, com as suas figuras impregnadas de motivos folclóricos e de vestuário do Portugal rural de então, uma das marcas da pintora/ilustradora portuense.

Quanto ao facto de se terem publicado dois catecismos com estilos diferenciados, julgo que teve a ver com a política de distribuição, pelo que será natural que uma edição fosse destinada ao sul do pais e a outra ao norte.
Por outro lado, desconheço se esta situação aconteceu relativamente aos restantes volumes correspondentes aos demais anos e classes da Catequese.
De seguida reproduzimos algumas páginas dos respectivos catecismos para se verificar as tais semelhanças ao nível das ilustrações.

catecismo primeira comunhao sn2 f1
- Versão ilustrada por Vitor Péon

catecismo primeira comunhao sn1 f6

catecismo primeira comunhao sn2 f6

catecismo primeira comunhao sn1 f7

catecismo primeira comunhao sn2 f7

catecismo primeira comunhao sn1 l6

catecismo primeira comunhao sn2 f4

catecismo primeira comunhao sn1 l7

catecismo primeira comunhao sn2 f5

Comentários

  1. O meu, nos anos 66/67 era o que tinha ilustrações de Laura Costa. Tanto tempo....

    ResponderEliminar
  2. José Azevedo e Menezes01:21

    Cara Santa:

    O catecismo pelo qual estudei era o ilustrado por Laura Costa. Penso que este seja mais recente, pelo preço. O de Laura Costa custava 1$50 e o de Vitor Péon 1$00.
    Não me parece que este caso tenha que ver com a distribuição, pois se assim fosse seria mais natural que que o catecismo impresso em Vila Nova de Gaia se destinasse ao Norte. Ora, eu vivia e vivo ainda em Lisboa, e aprendi por esse.
    O que tenho constatado em alfarrabistas e feiras de velharias é que o catecismo de Péon é muito mais raro. Provavelmente, a distribuição deste foi em muito menor número.
    Enfim, um caso por esclarecer.

    Cumprimentos

    José Azevedo e Menezes

    ResponderEliminar
  3. tantos anos se passaram... mais de 50!!!
    é bom reviver.
    rosamaria

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:10

    Parabéns, gostei muito dos catecismos. Gostaria de saber se seria possível mandá-los por e-mail. meu e-mail é ventorumdominus@hotmail.com

    Muito obrigado,
    abraços,
    Desiderio de Resende

    ResponderEliminar
  5. Poderia me enviar os catecismos por email?
    gaabrielvitor2010@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:48

    Boa noite ,o primeiro é de Laura Costa , foi o meu catecismo e eu reconheço as ilustrações pq Laura Costa era minha madrinha de baptismo e eu privei mto com ela felizmente , em relação ao 2 catecismo não é dela e essa questão da distribuição não me parece viável e penso que os traços são bem diferentes . Adorei saber que existe este blogue, ela tem obras lindas , ilustrações fantásticas com os seus pormenores tão próprios ,. Um abraço ,maria paula pedrosa santana

    ResponderEliminar
  7. Maria Paula Pedrosa Santana,
    agradecemos o comentário e a sua participação.
    Será de facto um privilégio ser afilhada da Laura Costa.

    Quanto à questão da distribuição do catecismo, é naturalmente uma suposição nossa já que não dispomos de elementos que a confirmem ou desconfirmem.

    Quanto à questão do traço, são obviamente diferentes e como disse no artigo, inclino-me para o cenário de os desenhos de Laura Costa serem anteriores aos de Vitor Peon. Agora quanto à cópia da estrutura de cada ilustração não há dúvidas de que é por demais evidente. Basta comparar as folhas que publico.

    Sendo afilhada da Laura Costa, seria um privilégio que pudesse, via email, dar-nos mais algumas informações da sua vida e obra, já que os dados que temos são poucos. Tendo sido uma figura proeminente da ilustração infantil, e não só, em Portugal, permanece ainda como uma artista pouco conhecida, o que nos entristece.

    Se puder e souber, pois, partilhar mais informações, agradecemos que nos contacte para o nosso email: santanostalgiablog arroba gmail ponto com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:44

      Boa tarde, Tenho 70 anos. Desta colecção, tenho o o volume nº 2, que guardo religiosamente. Ou outros, os bichos do papel estragaram-mos por completo . Por razões de vário ordem, não estudei o quarto volume, nem comunguei solenemente. Gostaria, porém, de ter os volumes 1 e 2. Será que faz o especial favor de enviar para o meu email os esses catecismos, anos de 1950 a 1960, com desenhos desenhos da D. laura Costa? Qual o custo de tal trabalho? Obrigado e os meus cumprimentos. António José Goles Lo0pes

      Eliminar
  8. Que bela recordação. O meu catecismo da 1ª Comunhão era esse, o ilustrado por Laura Costa cujos imagens são lindíssimas. Também tinha para as outras classes da Escola Primária.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo01:02

    poderia me mandar catecismo por e-mail: jivan@pombalnet.com.br

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:58

    Olá, Boa Tarde sou leitor assíduo do vosso blog, e ficaria muito agradecido se pudessem mandar o catecismo para o meu email: franciscocoimbra509@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Salve Maria! Poderia me enviar por email.
    anaqueila@antonioroyomarin.com.br
    Grata, Ana Queila

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:50

    Olá,você poderia me enviar por pdf o Catecismo da Doutrina Cristã ilustrado por Laura Costa e o caderno de atividades,seria para mim ensinar meus filhos pequenos,meu e mail: priscilaheidi@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...