Avançar para o conteúdo principal

Fogões Portugal

 

 

Entre o primeiro e o segundo cartazes publicitários aos fogões  da Fábrica Portugal, decorrem sensivelmente 30 anos (anos 40 e anos 70).
As informações disponíveis na Web são escassas, pelo que em concreto nada sabemos desta marca, se ainda existe ou mudou.
Sabe-se, sim, que apesar de novas tecnologias associadas aos modernos fogões, ainda continuam populares os modelos mais convencionais, incluindo os fogões a lenha, de que destaco uma marca da minha região, a "Oliveirinha", que de resto é presença habitual na montra de prémios do concurso da RTP "O Preço Certo".

Do mundo dos fogões, é também muito popular e já com uma longa história, a marca Meireles.


Resta dizer que para além da sua função de cozinharem, de cujas fornalhas saem excelentes assados ou bolos (eu que o diga, pelos fogões existentes nas casas de minha mãe e minha sogra),  são excelentes para aquecimento, substituindo na perfeição os recuperadores em lareiras ou salamandras.

 

fogoes fabrica portugal sn1

fogoes fabrica portugal sn2

Comentários

  1. Olá bom dia.
    A Fábrica Portugal já não existe.
    Era no Sabugo, Sintra e encerrou à cerca de 15 anos, mais um valor que se perdeu.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:55

    Boa Noite!

    A fabrica de Fogões Portugal esteve instalada dos anos 40 até aos finais dos anos 60, no Bairro de Arroios em Lisboa.

    Estáva limitada pela Rua Frei Francisco Foreiro, Regueirão dos Anjos(onde estáva situada a entrada das oficinas - frente do Beco da Maria Luísa) e pela Rua Febo Moniz - onde estavam serviços administrativos e uma loja de venda ao público.

    Este espaço é onde está instalado o Banco de Portugal

    Posso ainda acrescentar que a empresa também fabricava mobiliário metálico e era reconhecida a qualidade da sua esmaltagem.

    Em casa dos meus pais (vivi a 50 m da entrada da fábrica) havia um fogão "Gastex" ali fabricado, que durou 45 anos e que embora , por dentro já se estivesse a desfazer, por fora, parecia novo.

    Cordiais Saudações

    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:59

      Embora fora do pais lembro-me bem da famosa Fabrica Portugal.
      Mantenho imensas recordacoes, meu pai foi empregado nela por muitos anos, eu proprio fui la desenhador.

      Sinceramente

      Eliminar
    2. Filomena Sousa Luís15:08

      Tenho um com aproximadamente 30 anos e sem um risquinho no esmalte, apesar do muito uso. Recentemente veio um técnico fazer a inspecção obrigatória ao gás, teve que anotar na ficha a marca de todos os equipamentos e suspirou: "Já não se fazem destes."

      Eliminar
  3. Anónimo04:07

    Tenho um fogão a gás da fábrica Portugal de quatro bicos . Por erro meu estraguei um bico, mas os outros três trabalham impecavelmente. Procuro esse bico para substituir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...