Avançar para o conteúdo principal

Coelima – No vale dos lençóis

lencois coelima

- Cartaz de 1976

 

A Coelima é uma marca de têxteis, localizada em Pevidém – Guimarães, popularmente associada a lençóis.

Quanto à sua História, como pode ler-se no sítio oficial  “Em 1922, tudo começava com um tear manual e o sonho de um homem. Este sonho ao tornar-se realidade, transforma-se numa das maiores, melhores e mais actualizada unidade fabril têxtil da Europa. Ao olharmos à nossa volta descobrimos objectos pensados (e preparados) para nos seduzir… Ou servir… Ou ambas… Em todos encontramos o Design… Essa arma poderosa torna o útil belo e o belo indispensável; essa disciplina mágica que une estética à funcionalidade.”

Fundada por Albano Martins Coelho de Lima, em 1922, a Coelima – Indústrias Têxteis, S.A. é uma das participadas do Grupo MoreTextile, o maior projecto empresarial de têxteis-lar em Portugal e o maior grupo industrial do sector na União Europeia.

Há várias décadas que a Coelima é reconhecida como uma das mais prestigiadas empresas de têxteis lar em todo o mundo, mas a aposta reforçada na inovação, design, qualidade e serviço, representa actualmente o que de melhor se faz na Europa em termos de têxteis-lar.

Sob o lema “A imaginação como limite e o mundo como inspiração” tem como objectivo crescer com e para a satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores, accionistas, apostando na formação profissional e especialização nas diversas áreas do sector têxtil com vista ao desenvolvimento de novos têxteis técnicos, assegurando a produção de roupas de casa exclusivas e de qualidade. O produto final, sejam edredões, fronhas, lençóis, toalhas de mesa e banho, obedece a rigorosos critérios estéticos, de conforto e de ecologia.

A Coelima serve de “umbrela” às seguintes colecções de roupas de casa destinadas ao segmento médio/alto: Goldcrest by Coelima, em Portugal e Espanha; Dalmases, em Espanha; Helena Springfield, em Inglaterra. As marcas podem ser adquiridas em lojas multimarcas espalhadas por toda a Europa. Desde sempre a Coelima mostrou ter cuidados especiais na escolha dos materiais e das formas que lhe dá e, por isso, é fácil descobrir produtos pensados para seduzir. Ou servir. Em todos apresenta um design, que une estética e funcionalidade.

Mais do que inovadora, a Coelima é uma empresa com história. Um novelo de memórias que interessa desfiar para depois tecer um novo pano!

Actualização em Junho de 2023:

Apesar da sua longa e rica história, a Coelima tem passado por graves crises e a última delas depois da insolvência em grande parte pela quebra de vendas no período da pandemia Covid 19, levou à sua compra por parte da Mabera, por 3,7 milhões de euros em Junho de 2021. No ano seguinte os indicadores eram bons para a empresa em processo de recuperação, mas ainda com dificuldades. Na actualidade, com a idade já centenária, desconhecemos a sua real situação presumindo-se que num rumo positivo.

Comentários

  1. Anónimo16:16

    A Coelima é sem duvida uma referencia a nivel da industria Nacional e uma sobrevivente. Da Coelima guardo sobretudo a recordação duma das melhores equipas portuguesas de ciclismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...