Daniel Comboni, Combonianos e revista Audácia

 image

Passam hoje 132 anos sobre o falecimento de Daniel Comboni (Limone sul Garda - Itália, 15 de março de 1831 — Cartum, Sudão, 10 de outubro de 1881). Foi canonizado pelo papa João Paulo II em 5 de Outubro de 2003, portanto há pouco mais de 10 anos.


Este grande vulto das missões evengelizadoras e sociais em África no séx. XIX, fundou a 1 de Junho em 1867 a Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus - MCCJ.

Desde cedo tive alguma ligação de conhecimento com esta congregação essencialmente porque durante um largo período da minha juventude tive contacto com uma das suas revistas, a Audácia, que adorava ler, sobretudo pelas páginas de banda desenhada que ainda mantém. A revista é da minha geração e com quase a mesma idade pois teve o seu primeiro número em Novembro de 1966.

É de publicação mensal, com 68 páginas a cores com banda desenhada, passatempos, notícias, temas juvenis, aventuras, relatos missionários, histórias dos povos, ajudas especializadas... O número de Setembro é uma agenda escolar atraente e útil. Em 2001, foi galardoada com o Prémio de Jornalismo sobre Direitos Humanos.

Aqui ficam mais pormenores sobre os Combonianos, reproduzidos da página oficial:

A congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus - MCCJ - foi fundada por S. Daniel Comboni a 1 de Junho de 1867, em Verona.
No início era constituída por sacerdotes e leigos de diversas nacionalidades, sem votos religiosos. Em 1885, o instituto foi transformado em congregação religiosa, tendo recebido o nome de Filhos do Sagrado Coração de Jesus. As primeiras Constituições foram aprovadas em 1910, as quais estabeleciam com finalidade do instituto a «conversão dos povos da África Central e de outros povos que fossem confiados ao Instituto como finalidade da Congregação».
O instituto conheceu o período de maior expansão na Europa após a II Guerra Mundial, aceitando também campos de trabalho no continente americano. Em 1988, obedecendo aos apelos da Ásia, os Combonianos enviaram para as Filipinas o primeiro grupo de cinco missionários.
Os Missionários Combonianos chegaram a Portugal em 1947. A primeira casa foi construída em Viseu. Seguiram-se as de V. N. de Famalicão, Maia, Lisboa, Coimbra e Santarém.
Os Combonianos portugueses são 93: 70 padres e 23 irmãos. Em Setembro de 2010 assumiram o cuidado pastoral das paróquias de Camarate e Apelação, situadas no concelho de Loures, às portas de Lisboa.
Editam as revistas Além-Mar e Audácia e o jornal Família Comboniana, dedicam-se à animação missionária das igrejas locais, à pastoral juvenil e à promoção de vocações. 
A 1 de Janeiro de 2011, os Missionários Combonianos no mundo eram 1639, dos quais 20 são bispos, cerca de 1236 padres, 255 irmãos e 128 professos com votos temporários. Estes membros são oriundos de 33 nações, estando presentes em 30 países de quatro continentes.

image

image

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé