Avançar para o conteúdo principal

Toni - Benfica

 toni_benfica_cromo_19

Está hoje de parabéns, Toni, nascido António José Conceição Oliveira, em Mogofores - Anadia, há 67 anos – 14 de Outubro de 1946.

Toni é conhecido por ter sido um dos grandes futebolistas do S.L. Benfica na década de 70. Na realidade foi contratado pelo clube lisboeta no ano de 1968, à Académica de Coimbra onde se destacou. Foi, naturalmente, jogador da selecção nacional de futebol, tendo somado 33 internacionalizações.
Depois de terminada a carreira de futebolista, em 1981, enveredou pela profissão de treinador, iniciando-se como adjunto do sueco Sven-Goran Eriksson no próprio Benfica, sendo que ao serviço do mesmo clube foi treinador principal por diversas vezes, chegando mesmo a ser campeão nacional (época de 93/94). Foi também treinador de outros clubes, incluindo alguns estrangeiros, como o Bordéus – França e Sevilha – Espanha e alguns outros clubes menores, o último dos quais, o Tractor, no Irão. À data, é interveniente em alguns programas televisivos  de comentário e análise de futebol.
De referir que quase em final de carreira, Toni, numa curta experiência de alguns poucos meses (Primaveira/Verão de 1977), deu uns toques na equipa do Las Vegas Quicksilver, nos Estados Unidos da América, na altura, como agora nas Arábias, uma espécie de paraíso para alguns jogadores aumentarem o seu pecúlio financeiro em fase final de actividade.

Quando se traz à memória os grandes nomes do futebol benfiquista dos anos 70, surge ainda o inevitável Eusébio mas também e indiscutivelmente o de Toni, entre outros, como Torres, Néné, Artur Jorge, Vitor Baptista, Chalana, Jaime Graça, Bastos Lopes, Artur, Alhinho, João Alves, Pietra, Shéu, José Henrique, Bento, etc, etc.

Como simples tributo a este grande nome do futebol português,  publica-se abaixo alguns dos muitos cromos de Toni que fazem parte de inúmeras colecções de cromos.

toni_benfica_cromo_00

toni_benfica_cromo_01

toni_benfica_cromo_02

toni_benfica_cromo_04

toni_benfica_cromo_05

toni_benfica_cromo_06 

toni_benfica_cromo_07

toni_benfica_cromo_08

toni_benfica_cromo_18

toni_benfica_cromo_09

toni_benfica_cromo_10

toni_benfica_cromo_11

toni_benfica_cromo_12

toni_benfica_cromo_13

toni_benfica_cromo_14

toni_benfica_cromo_15

toni_benfica_cromo_16

toni_benfica_cromo_17

Comentários

  1. Anónimo14:55

    Adorei este belo artigo sobre o grande jogador Toni. Um jogador esforçado, lutador, duro mas leal. Muita gente não sabe mais um pormenor da grandeza humana deste grande HOMEM. Ele na sua grande humildade, nunca o conta e os especialistas no futebol nacional desconhecem ou ignoram. Vamos aos factos: Num jogo realizado na Luz (antes do 25 de Abril- logo no início da década de 70) em que o Benfica jogou mal, terminou com um resultado negativo, juntou-se a isso uma arbitragem infeliz e com se costumava dizer houve "mosquitos nas cordas" e invasão do relvado. Todos fugiram, com o árbitro a ser cercado e a correr risco de vida sendo salvo pelo grande Toni que com a sua grande personalidade e humanismo o protegeu da ira da multidão. Esta conduta exemplar valeu-lhe a MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO. Uma abraço, grande TONI!!

    Muito parabéns para os autores/administradores deste excelente Blogue.

    António Duarte Rodrigues- Santarem
    e-mail: dtantoniorodrigues@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.Comente em contexto e de forma respeitosa.

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...