Avançar para o conteúdo principal

Vida Mundial – Revista-magazine

 

A revista-magazine "Vida Mundial", com o lema "O mundo numa semana"  nasceu a partir da transformação do jornal semanário homónimo, fundado no ano de 1939 por José Cândido Godinho. Efectivamente, a partir do Nº 1456, de 5 de Maio de 1967 passou para o formato de revista, igualmente com tiragem semanal.

A “Vida Mundial”  durou até 1979, sendo então exitinta por falta de viabilidade económica, o mesmo acontecendo com as demais publicações da proprietária Sociedade Nacional de Tipografia, S.A.R.L.

Não consegui confirmar se o semanário "Vida Mundial Ilustrada - Semanário Gráfico de Actualidades", também fundado por José Cândido Godinho é o mesmo a que foi dada continuidade em 1967 como formato revista. Terá sido uma publicação autónoma ou mesmo um suplemento? Tanto quanto consegui apurar, terá sido publicado entre 1941 e 1946.  É um assunto a necessitar de confirmação.

Por ter atravessado o período da revolução do 25 de Abril de 1974, como naturalmente o antes e o depois, a revista "Vida Mundial" é um importante documento sobre esse abrangente espaço temporal, social e político. O exemplar que corresponde à semana em que ocorreu e revolução pode ser descarregado na Hemeroteca Digital.

Durante o Estado Novo esteve sujeita ao lápis azul da Comissão de Censura, o que de resto anunciava normalmente na página 2.
Apesar dos seus conteúdos serem visados pelo olho estatal, a revista conseguia semana após semana trazer ao leitor importantes assuntos nacionais e internacionais o que constituía uma excelente fonte de informação sobretudo de actualidade política (mormente no que se referia ao estrangeiro), mas também social e cultural.

Em Fevereiro de 1998, com direcção de José Goulão e Miguel Portas, foi lançada uma revista com o mesmo título, tendo durado 23 números, até Dezembro de 1999. Não consegui apurar, contudo, qual a relação de ambos os títulos, se foi uma forma de ressurgimento  ou somente um projecto distinto que apenas usou o mesmo título.

As informações acima prestadas podem ser escassas e incompletas mas a verdade é que no que se refere à sua história,  a revista “Vida Mundial” está ainda muito mal referênciada. Felizmente, em sítios de vendas e leilões, bem como em alfarrabistas, ainda é possível adquirir vários exemplares, sobretudo dos anos 70, cujos preços oscilam entre 3 a 10 euros.

revista_vida_mundial_1600

revista_vida_mundial_1670

revista_vida_mundial_1688

revista_vida_mundial_1698

revista_vida_mundial_1705

revista_vida_mundial_1821

revista_vida_mundial_1871

image

image

vida mundial ilust_3

vida_mundial_ilustrada

vmil_1

Comentários

Mensagens Populares

Livrinho da Tabuada

Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências.  Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?

Memórias revisitadas - Séries TV

Séries TV - Memórias por aqui publicadas: A abelha Maia AFamília Bellamy A família Boussardel - Les Boussardel A Flecha Negra - La Freccia Nera A hora de Alfred Hithcock A ilha da fantasia A Pedra Branca - Série TV A rapariga que sabia de mais Abbott and Costello Adeus Meus Quinze Anos – Série TV ALF – Uma coisa do outro mundo Allo! Allo! A Morgadinha dos Canaviais Ana e o Rei – Série TV Arthur and the Square Knights of the Round As aventuras de Flash Gordon As aventuras de Robin Hood As fábulas da floresta verde As Solteironas – Série TV As Trapalhadas de Robin dos Bosques – Série TV Automan – O Homem Automático Bana e Flapi Banacek Baretta Barbapapa – Uma família colorida e maleável Blackadder Bonanza Bozo, o palhaço mais famoso do mundo Calimero - É uma injustiça, não é? Candy Candy – Um vale de lágrimas Charlie's Angels - Os Anjos de Charlie Chefe, mas Pouco - Who´s the Boss Colditz Crime, disse ela...

Mapa administrativo de Portugal

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor? Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene ? E o Kuanza ? Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos d...