Mas, como estamos sempre a aprender, dando razão aos velhos provérbios "Anda-se toda a vida a aprender e morre-se sem saber", "Nunca é tarde para aprender" ou "Aprender até morrer", descobri (aprendi) por estes dias que, exactamente com a mesma marca e grafismo, é vendido nas farmácias um suplemento de vitamina C em saquetas de grânulos orodispersíveis. Coisa fina, tal qual anunciado na imagem acima.
Já aqui tinha falado da Tabuada , que tão diligentemente aprendíamos na escola primária. Pois bem, hoje dou a conhecer mais um dos livrinhos onde se aprendia a mesma Tabuada. Para além das tabuadas propriamente ditas (somar, diminuir, multiplicar e dividir), este livrinho incluía a numeração, números cardinais, numeração romana e ainda trazia noções sobre as diversas operações aritméticas, incluindo os números decimais, números fraccionários, noções de moeda, sistema métrico, medidas de comprimento, de capacidade, massa ou peso, superfície, agrárias, volumes e ainda equivalências. Até mesmo medidas de lenha, como a Decaster, a Ester e Decister. Um pequeno grande livro onde estava toda a base de um bom aluno em aritmética. No meu tempo da escola primária, estas eram coisas que tinham que estar sempre na "ponta-da-língua". Será ainda assim actualmente?


Parabéns pelo blog! Um agradecimento especial por ajudar a manter viva a obra do meu avô, que toda a vida defendeu o direito à cultura e à educação. Bem haja!
ResponderEliminar